Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
hamburger overlay

Porque e Como Manter activo

 

Praticar desporto é benéfico para todos, mas especialmente para pessoas com diabetes e pode fazer uma enorme diferença para manter os valores de glicemia sob controle. Não só isso como, ao viver uma vida activa permite que as suas celulas processem insulina mais eficientemente e assim melhora os valores de A1C.

Os muitos benefícios

 

A lista de benefícios que a practica de desporto e exercício físico podem trazer é longa. Aqui estão algumas sugestões1:

  • Melhora a sensibilidade à insulina para pessoas com diabetes tipo 12
  • Reduz os níveis de glicemia para pessoas com diabetes tipo 23
  • Melhora a utilização de glucose
  • Reduz os níveis de insulina a circular durante a actividade
  • Reduz a produção de glucose pelo fígado
  • Diminui o colesterol, tensão arterial e estresse
  • Melhora a saúde cardiovascular e a qualidade do sono
  • Reduz a obesidade, dores nas articulações, doença arterial coronária 
  • Diminui os riscos de osteosporose e retarda o inicio de demência
  • Reduz a fatiga
  • Aumenta niveis de energia, qualidade de vida, auto-estima

 

Fale com o seu profissional de saúde sobre o tipo de exercicio recomendavel para si, e comece já a viver a sua vida de forma mais activa!

Pratique exercício físico em segurança

Pessoas com diabetes têm de ter um cuidado extra quando praticam desporto. Aqui estão algumas medidas de segurança.

Pessoas com diabetes não têm qualquer tipo de limitação, no entanto, deveriam consultar o seu profissional de saúde para garantir que estão aptas para praticar determinados exercícios físico. A título exemplo, para pessoas com retinopatia diabética, não é aconselhado a prática de exercícios demasiado intensos com halterofilismo2.

Deve sempre verificar o seu nível de glicemia antes, durante e depois de exercitar-se. Tenha consigo algum alimento rico em hidratos de carbono ou de libertação rápida de açúcar - como por exemplo, banana, sumo ou comprimidos de glucose – para ingerir caso comece a sentir sintomas de hipoglicemia. Na sua próxima visita ao seu profissional de saúde, mostre os valores que obteve para eles possam aconselhar e ajudar.

Beba muita água durante o exercício, a desidratação pode causar hipoglicemia.

Deve estar sempre preparado para uma emergência. Usar uma identificação médica com informação sobre a sua diabetes e outras possíveis condições médicas. Garanta que tem sempre forma de pedir ajuda se necessário. Se possível, deve exercitar-se com outra(s) pessoa(s), ou comunicar onde vai estar.

Preste muita atenção aos seus pés. Certifique-se que os seus sapatos são confortáveis e do tamanho correto.  Idealmente, utilizar meias anti transpiração. Depois do exercício, verificar sempre os pés para sinais de irritação, bolhas e/ou cortes. Se tiver alguma ferida que não cicatriza, deve dirigir-se de imediato a um profissional de saúde.

Não exagerar. Se está a experienciar demasiada dor ou falta de ar, diminua a intensidade do exercício físico.

Pode parecer óbvio, mas não se esqueça de respirar. Ao prender a respiração está a privar os seu músculos de oxigénio necessário, para bom funcionamento do seu corpo e da prática desportiva. 

 

Exercício físico em casa

Se não vive perto de um parque ou não tem acesso a um ginásio, não se preocupe. É perfeitamente possível aumentar os níveis de atividade física em casa, e sem custos envolvidos! À medida que o seus valores de glicemia vão melhorando, vai ter cada vez mais motivação em manter-se ativo. Aqui estão alguns movimentos que pode fazer a partir do conforto da sua casa:

  • Alongamentos para preparar o corpo para o exercício em si
  • Movimentos de yoga básicos para melhorar a flexibilidade e força
  • Fazer círculos com os braços esticados para os lados
  • Extensão dos gémeos – são super fáceis e eficientes para tonificar membros inferiores
  • Simular uma corrida mantendo-se no mesmo lugar durante 10 minutos e ao seu ritmo