Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
hamburger overlay

Um passo de cada vez

 

Muitas vezes sentimos que há inúmeros aspetos da nossa vida que gostaríamos de mudar, no entanto, pensar em demasiados aspetos simultaneamente pode ser arrebatador. Como alternativa, escolha trabalhar apenas um aspeto de cada vez. Ao melhorar qualquer um dos pontos abaixo, poderá ter um grande impacto na sua vida com diabetes, tanto na sua saúde física como no seu bem-estar emocional.

Valorizar a realização de testes

Para as pessoas com diabetes, testar com maior frequência é chave para manter o controle da sua saúde.  Ao medir os seus valores de glicemia com maior frequencia, terá os dados necessários para tomar decisões informadas sobre a medicação, dieta e exercício físico. Os resultados do teste mostram-lhe o impacto que a sua dieta e atividade têm nos seu valores de glicemia.

Profissionais de saúde utilizam estes resultados como indicadores para definir intervalos alvo e quão bem estão a ser atingir. Também ajuda a entender como ajustar os seus próprios medicamentos orais ou dosagens de insulina, se o seu médico o/a ensinou como fazer. À medida que os seus valores se vão aproximando cada vez mais desses intervalos alvo, diminui cada vez mais o risco de futuras complicações relacionadas a diabetes.

Aprenda como fazer uma contagem correta de hidratos de carbono

A quantidade de hidratos de carbono (amidos e açúcares simples) que come tem um impacto significativo nos valores de glicemia. Ao fazer contagens em todas as refeições, permite que a quantidade de insulina que necessita de ser administrada equivale à quantidade de hidratos de carbono que ingere. Mesmo não sendo insulino-tratado, a contagem de hidratos de carbono é uma habilidade poderosa para controlar os niveis de glicemia.

Alguns dos benefícios da contagem de carboidratos incluem4:

• Destaque da comida com maior impacto na sua saúde

• Permite que desfrute de qualquer alimento que deseja com a quantidade adequada de insulina

• Melhor controle de doses de insulina a administrar

• No geral, sua saúde e qualidade de vida melhoram quando você ingere a quantidade correta de hiratos de carbono para o seu corpo

Seja mais activo

Manter-se ativo é fudamental para a gestão da diabetes. A atividade física pode5:

• Melhorar a sensibilidade à insulina e a utilização de glicose

• Diminuir os níveis circulantes de insulina durante a atividade

• Diminuir a produção de glicose do fígado

• Reduzir o seu colesterol, pressão arterial e reduzir o stress

• Melhorar a saúde cardiovascular e a qualidade do sono

• Reduzir a obesidade, dor nas articulações e a doença arterial coronariana

• Prevenir a osteoporose e atrasar o aparecimento de demência

• Aumentar energia, qualidade de vida e auto-estima

Converse com seu profisional de saúde sobre qual tipo de atividade é adequado para você e comece a mexer-se pelo menos uma vez por dia.

Seja paciente consigo mesmo

Nem todos dias serão perfeitos. De facto, você pode comer e exercitar-se exatamente por 2 dias seguidos e obter resultados de exames de açúcar no sangue muito diferentes ao longo dos 2 dias. Seja paciente consigo mesmo, adapte as mudanças da sua rotina à sua vida e siga em frente se você encontrar algum obstáculo na estrada enquanto controla seu diabetes.

Também é importante que você não compare seu diabetes com o diabetes de outras pessoas. Todas as pessoas têm uma história de diagnóstico única e cada um responde de maneira diferente ao exercício. Outros problemas, como a sensibilidade ao glúten ou uma condição cardíaca, afetam o plano de autogestão. Simplificando, é ilógico olhar para a vida de outra pessoa com diabetes e compará-la com a sua. Procure o que funciona para você e continue aprendendo.