Lista de Perguntas Frequentes
O que posso fazer para garantir que consigo realizar um teste sempre que for necessário?
A impossibilidade de realização do teste pode levar a um atraso na decisão terapêutica e potencialmente conduzir a uma condição médica grave. Desta forma a Roche recomenda que:
Tenha consigo um conjunto adicional de pilhas, uma vez que a duração das pilhas pode variar devido a fatores como a temperatura e o fabricante das pilhas.
Tenha disponível um método alternativo para realizar as medições. Um exemplo de um método alternativo poderá ser um medidor adicional e as respetivas tiras. Pergunte ao seu profissional de saúde sobre outros métodos alternativos para realizar as medições.
Se tiver questões adicionais, por favor contacte a linha de Apoio ao Cliente Accu-Chek 800 200 265 (dias úteis das 8:30h às 18:30) para obter suporte adicional.
O que devo fazer se o meu medidor não ligar ou tiver pilhas com bateria fraca?
1. Por favor consulte o manual do utilizador para gerir adequadamente os erros que possam ocorrer.
2. Se as instruções fornecidas no manual do utilizador não solucionarem a situação, por favor contacte a linha de Apoio ao Cliente Accu-Chek 800 200 265 (dias úteis das 08:30h às 18:30h) para obter suporte adicional.
O que devo fazer se o meu medidor estiver ligado e apresentar o ícone de bateria fraca?
1. Por favor consulte o manual do utilizador para gerir adequadamente os erros que possam ocorrer.
2. Se as instruções fornecidas no manual do utilizador não solucionarem a situação, por favor contacte a linha de Apoio ao Cliente Accu-Chek 800 200 265 (dias úteis das 08:30h às 18:30h) para obter suporte adicional.
O sistema Accu-Chek Aviva está aprovado para utilização em ambientes clínicos, tais como hospitais?
O medidor Accu-Chek Aviva não está aprovado para utilização em ambientes clínicos nos Estados Unidos e no Canadá, embora o medidor Accu-Chek Aviva esteja aprovado para testar amostras de sangue capilar, venoso, arterial e neonatal.
Como é que os meus testes com o medidor devem ser comparados com os resultados de laboratório?
Uma vez que o seu monitor e os testes de laboratório não medem a mesma coisa, é provável que esses números variem. Regras geral, os testes de laboratório testam plasma, enquanto que o medidor usa sangue total. Consequentemente, mesmo que ambos os testes sejam efetuados exatamente à mesma hora, é provável que o medidor apresente um número inferior ao dos resultados de laboratório. Isso é perfeitamente aceitável, e o seu médico irá ter isso em conta.
Como é que a Roche garante que o sistema Accu-Chek Aviva fornece resultados precisos?
A Roche envida todos os esforços para fornecer produtos seguros, precisos e fiáveis.
Para cada lote de tiras-teste Accu-Chek, contendo milhões de tiras, um em cada 100 frascos é testado para verificar a consistência do desempenho.
Os frascos que representam o lote total são testados uma segunda vez, alguns em ambiente de laboratório e outros com sangue de pessoas com diabetes, de maneira a refletir um ambiente real. Como consequência do nosso processo de garantia de qualidade, não aprovamos tiras-teste afetadas quando alguma das amostras apresenta uma leitura fora dos limites aceitáveis. Saiba mais na nossa página de Precisão do medidor.
O medidor informa o utilizador se uma tira-teste estiver expirada?
Não, o medidor já não apresenta uma mensagem automática de aviso sobre a aproximação do prazo de validade do frasco de tiras-teste, nem o irá bloquear quando estas estiverem expiradas.
Posso eliminar os resultados armazenados?
Com os novos medidores de glicemia Accu-Chek Aviva, não é necessário eliminar os resultados armazenados. Quando a memória contiver 500 resultados de glicemia (glicose no sangue), a adição de um novo resultado fará com que o resultado mais antigo seja eliminado.
Qual é o software que pode ser utilizado com o monitor de glicemia Accu-Chek?
O medidor é compatível com todas as ferramentas de gestão de dados Accu-Chek, incluindo o sistema de gestão da diabetes Accu-Chek 360o.
Posso silenciar o lembrete de teste, se for necessário?
Sim. Basta entrar no modo de configuração e desligar o sinal sonoro.
Como funcionam os lembretes de teste?
É possível configurar até 4 lembretes de teste por dia. À hora definida para o lembrete, o medidor emitirá um sinal sonoro a cada 2 minutos, até 3 vezes por lembrete. O medidor não emitirá um sinal sonoro se estiver ligado à hora do lembrete, ou se tiver sido realizado um teste no espaço de 30 minutos antes da hora do lembrete.
O medidor suporta uma função de lembrete?
Sim. Se for selecionado o marcador de lembrete pós-prandial, o medidor emitirá um sinal sonoro 2 horas após o teste pré-prandial para que o utilizador se lembre de realizar um teste pós-prandial. É possível alterar o lembrete de teste pré-prandial para 1 hora após o teste pré-prandial.
Que tipo de resultados de teste podem ser marcados?
Para marcar um resultado de teste ou definir um lembrete pós-prandial:
Efetue um teste. O resultado é apresentado no visor.
Deixe a tira-teste no medidor. Prima e liberte, ou para alternar entre marcadores de resultados de teste e o lembrete pós-prandial:
Marcador pré-prandial
Marcador pré-prandial com lembrete pós-prandial
Marcador pós-prandial
Marcador geral
Quando o marcador ou o lembrete de teste que pretende selecionar aparecer no visor, retire a tira-teste do medidor.
Quais os tipos de médias disponíveis?
Existem 3 tipos de médias: geral, pré-prandial e pós-prandial. Para visualizar resultados e médias, prima e liberte as setas esquerda e direita para ver os resultados armazenados. O resultado de teste mais recente é apresentado no visor.
Prima a seta esquerda para visualizar resultados de testes anteriores, do mais recente para o mais antigo.
Prima a seta direita para visualizar médias gerais de 7, 14, 30 e 90 dias
Continue a premir a seta direita para visualizar médias pré-prandiais e pós-prandiais de 7, 14, 30 e 90 dias
Onde posso obter mais informações sobre o significado de um código de erro ou de uma mensagem de ecrã?
Visite a página de mensagens de ecrã do seu medidor para ver uma lista de mensagens e explicações, ou faça o download do Manual do Utilizador correspondente ao seu medidor.
Quais as partes do medidor que devem ser limpas e desinfetadas?
Certifique-se de limpar as áreas em redor das ranhuras e aberturas, tendo o cuidado de não permitir a entrada de humidade nas mesmas. Também deve limpar toda a superfície do medidor, incluindo o visor.
O que devo utilizar para limpar e desinfetar o medidor?
Álcool isopropílico 70%
Detergente suave para a loiça, misturado com água
Solução de lixívia doméstica 10% (1 parte de lixívia para 9 partes de água) preparada no mesmo dia
Qual é a diferença entre limpar e desinfetar?
Limpar é, simplesmente, remover a sujidade do medidor, enquanto que desinfetar se refere à remoção, tanto quanto possível, dos microorganismos que provocam doenças, além de outros micróbios.
Quando é que o medidor e o dispositivo de punção devem ser limpos e desinfetados?
Limpe e desinfete o medidor uma vez por semana, ou sempre que o medidor fique sujo de sangue. Também deve limpar o medidor antes de este ser manuseado por outra pessoa.
Quando a bateria é removida do medidor, a data, a hora ou a memória perdem-se?
O medidor inclui uma bateria interna adicional que retém a data e a hora até 72 horas. Deste modo, a bateria é substituída sem perda da memória.
Qual o tipo de bateria utilizada?
O medidor utiliza uma bateria de lítio de 3 volts de célula tipo moeda (CR 2032) que se vende em muitas lojas.
Como substituo a bateria do medidor de glicemia Accu-Chek Aviva?
Certifique-se de que tem uma bateria de lítio de 3 volts nova, número CR2032, para inserir. Abra a tampa do compartimento da bateria na parte traseira do medidor, retire a bateria usada, aguarde pelo menos 20 segundos e prima qualquer botão do medidor. Insira a bateria nova, com o sinal de “+” virado para fora. Volte a colocar a tampa do compartimento da bateria. Prima o botão de Ligar/Desligar; o medidor emite um sinal sonoro. A indicação “Configuração” e a hora piscam no visor. Se a data e a hora estiverem corretas, prima o botão de Ligar/Desligar durante aproximadamente 4 segundos. Liberte o botão, e já está.
Qual é a duração da bateria no medidor?
A bateria deve dar para aproximadamente 2000 testes.
Como configuro ou altero a data e a hora no medidor?
Veja este pequeno vídeo para saber como é fácil definir a data e a hora.
O medidor é fornecido com as baterias instaladas e uma data e hora predefinidas. Poderá precisar de alterar a hora para corresponder ao seu fuso horário, ou, caso habite num estado que observa o horário de verão, para refletir a alteração da hora.
Para alterar estas definições:
Prima e liberte o botão de Ligar/Desligar para ligar o medidor. É apresentado o símbolo de tira-teste a piscar. NOTA: se é a primeira vez que liga o medidor, este entrará automaticamente no modo de configuração, com "Configuração" e a hora a piscar no visor. Avance para o Passo 3 para alterar a hora ou, se a data e a hora estiverem corretas, prima continuamente o botão de Ligar/Desligar para sair do modo de configuração.
Para entrar no modo de configuração, prima o botão de Ligar/Desligar durante aproximadamente 4 segundos. A indicação “Configuração” e a hora piscam no visor.
Prima e liberte as setas para aumentar ou diminuir a hora. Prima continuamente as setas para percorrer os valores mais rapidamente.
Prima e liberte o botão de Ligar/Desligar para definir a hora. Os minutos piscam.
Repita os passos 3 e 4 para definir os minutos, AM/PM, o mês, o dia e o ano. O campo a piscar é o campo que está a ser alterado.
Depois de definir a data e a hora corretas, prima continuamente o botão de Ligar/Desligar até aparecer o símbolo de tira-teste a piscar.
Os valores dos testes de controlo permanecem na memória do medidor?
Os valores dos testes de controlo não são guardados na memória acessível pelo utilizador. No entanto, são guardados na memória descarregável.
Por que motivo é necessário limpar o frasco de solução de controlo?
Do mesmo modo que se deve utilizar sempre sangue fresco para os testes, deve-se utilizar solução de controlo fresca para evitar a contaminação da gota de solução de controlo. O frasco de solução de controlo deve ser sempre limpo a partir da respetiva ponta, de modo a assegurar que apenas o conteúdo do frasco é utilizado para o teste.
Como realizo um teste de controlo?
O medidor de glicemia Accu-Chek Aviva reconhece automaticamente as soluções de controlo Accu-Chek Aviva, pelo que efetuar um teste de controlo nunca foi tão fácil. Em primeiro lugar, limpe a ponta do frasco de controlo. Em seguida, coloque o medidor numa superfície plana, insira a tira e aperte o frasco para aplicar uma gota da solução de controlo no bordo dianteiro da tira-teste. Aparece um resultado com um “L” a piscar. Prima uma das teclas de seta uma vez para indicar um teste de controlo de Nível 1 ou duas vezes para indicar um teste de controlo de Nível 2. Prima o botão de LIGAR/DESLIGAR para definir o nível no medidor. O resultado de controlo e “OK” serão apresentados alternadamente no visor se o resultado estiver dentro do intervalo.
Quando e porque é que é útil testar com uma solução de controlo?
A realização de um teste de controlo indica ao utilizador se o medidor e as tiras-teste estão em boas condições de funcionamento. Situações nas quais o utilizador deve efetuar um teste de controlo:
Quando abre uma nova caixa de tiras-teste
Se o recipiente de tiras-teste tiver ficado aberto
Se achar que as tiras-teste estão danificadas
Se quiser verificar o funcionamento do medidor e das tiras-teste
Se as tiras-teste tiverem sido armazenadas a temperaturas ou condições de humidade extremas, ou ambos
Se tiver deixado cair o medidor
Se o resultado do teste não corresponder à forma como se sente
No caso de querer verificar se o teste foi realizado corretamente
Posso utilizar uma tira-teste expirada?
Não. Verifique o prazo de validade indicado no recipiente de tiras-teste. Não utilize tiras-teste que estejam fora do prazo de validade.
Posso utilizar uma tira-teste de outro sistema Accu-Chek no medidor de glicemia Accu-Chek Aviva?
Não. Os medidores de glicemia Accu-Chek Aviva foram concebidos exclusivamente para utilização com as tiras-teste Accu-Chek Aviva.
Como realizo um teste de glicemia num local que não seja a ponta do dedo?
O dispositivo de punção Accu-Chek tem uma tampa especial de plástico, concebida para testar noutras zonas do corpo. Fale com o seu médico antes de decidir se o teste em local alternativo é adequado ao seu caso.
Nota: não utilize a tampa especial de plástico quando testar na ponta do dedo. Siga os passos relativos ao teste da ponta do dedo, com algumas diferenças.
Utilize a tampa transparente ou cinzenta.
Poderá ser necessário aplicar uma definição de maior profundidade. Experimente 3 para testar na palma da mão ou 5-1/2 para testar no antebraço ou no braço. (Estas são sugestões de definições; as suas poderão ser diferentes.)
Pressione firmemente a abertura da tampa transparente ou cinzenta contra uma zona carnuda do local que não seja a ponta do dedo. Pressione o dispositivo de punção para cima e para baixo, num movimento lento, para estimular o fluxo de sangue.
Mantenha uma pressão constante na zona e, a seguir, pressione e acione o êmbolo. Não tenha receio de aplicar pressão na zona com o dispositivo de punção para estimular o fluxo sanguíneo. Continue a pressionar a tampa contra o local durante alguns segundos para permitir que o sangue flua até à superfície.
Posso utilizar uma amostra de sangue de outras zonas do corpo?
Sim. Além da ponta do dedo, pode colher amostras de sangue da palma da mão, do antebraço ou do braço. Fale com o seu médico antes de decidir se o teste em local alternativo é adequado ao seu caso.
O que acontece se eu não aplicar sangue suficiente na tira-teste?
Um código E4 será apresentado no medidor, indicando que a tira-teste não absorveu sangue suficiente para a medição, ou que o sangue foi aplicado após o início do teste. Deve eliminar a tira-teste e repetir o teste de glicemia.
Porque é que o teste por vezes se inicia mesmo com a cor amarela ainda presente na janela da tira?
O sistema deteta automaticamente quando foi aplicado sangue suficiente na tira e inicia o teste, mesmo com alguma cor amarela ainda visível. A única altura em que terá de aplicar mais sangue é quando o símbolo da gota continua a piscar no visor
Qual o tamanho da amostra de sangue para realizar um teste de glicemia?
É uma amostra pequena: apenas 0,6 microlitros.
Como posso facilitar a obtenção de uma gota de sangue?
Há algumas formas de melhorar o fluxo sanguíneo, facilitando assim a realização do teste de glicemia: Lave os dedos com água quente e sabão para aquecê-los e, depois, enxagúe e seque completamente. Deixe o braço pendurado ao lado do corpo para aumentar o fluxo sanguíneo para as pontas dos dedos. Agarre no dedo mesmo abaixo da articulação mais próxima da ponta do dedo e massaje suavemente na direção da ponta do dedo; depois, aperte durante 3 segundos. Utilize um dispositivo de punção Accu-Chek configurado para a profundidade de penetração correta para o seu tipo de pele. Para mais informações, consulte o Guia do Utilizador.