Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
hamburger overlay

Será que a sua família sabe estes factos sobre a diabetes?

Este ano o foco do Dia Mundial da Diabetes é a família e nesse sentido decidimos celebrar o aproximar desta data abordando a forma como diferentes famílias se apoiam na gestão da saúde de cada membro. Será que a diabetes pode ajudar as famílias a explorar maneiras de melhorar a saúde familiar? Nós acreditamos que sim – especialmente quando entendem e dominam tanto os aspetos que envolvem gerir a diabetes, bem como as necessidades individuais em termos de saúde de cada membro da família.

A chave da gestão da diabetes é perceber a glicemia. Quando os seus níveis de glicose no sangue estão muito altos ou muito baixos, estes podem impactar o seu humor, bem estar e, até, a sua saúde a longo prazo. Assim sendo, recolhemos estes factos sobre a glicemia para partilhar com aqueles que mais gosta, de forma a que toda a família possa estar envolvida na gestão da sua diabetes. Experimente tornar estes factos num jogo de quiz e teste os conhecimentos da sua família sobre a diabetes.

 

Quantos factores contribuem para os seus níveis de glicemia?

Muitas pessoas associam a glicemia à comida, e é verdade que os níveis de glicose no sangue estão diretamente relacionados com o que come, a quantidade de alimentos que ingere e quando. Contudo, também é verdade que existem outros fatores que podem contribuir para a variação dos seus valores de glicemia a qualquer momento. Segundo o autor do blogue “Bright Spots and Landmines”, existem 42 fatores que podem causar flutuações glicémicas, por exemplo o quanto dormiu na noite anterior, se está doente, se tem alergias, se está stressado ou até se apanhou um escaldão.

 

O intervalo-alvo ideal pode ser diferente de pessoa para pessoa?

Sim! Até mesmo os valores antes e depois das refeições diferem de pessoa para pessoa. O intervalo-alvo de cada pessoa com diabetes pode depender do estilo de vida, as suas necessidades e preferências e o tipo de tratamento que faz.

 

A sua glicemia mantem-se a mesma durante o dia?

Não, os valores de glicose no sangue variam conforme a altura do dia em que se encontra, por exemplo a sua glicemia será mais baixa antes das refeições do que depois.

 

Que tipo de alimentos pode ajudar a manter os seus valores de glicemia no intervalo-alvo?

Nem todos os alimentos são compostos da mesma forma. Mesmo dentro dos alimentos ricos em hidratos de carbono - os que podem levar a uma maior quantidade de glicose no sangue - existem alguns alimentos com um maior índice glicémico que serão mais rapidamente decompostos em açúcar. Já do outro lado do espetro, os alimentos ricos em fibras e cereais integrais – como vegetais ou aveia – são decompostos mais lentamente ajudando as pessoas com diabetes a gerir os valores de glicemia de forma mais eficiente.1

 

Conseguimos sempre sentir quando os níveis de glicose no sangue estão muito altos ou muito baixos?

Não necessariamente. Para algumas pessoas, os efeitos da hipoglicemia (baixa quantidade de glicose no sangue) ou da hiperglicemia (quantidade elevada de glicose no sangue) podem ser bastante intensos, contudo este pode não ser sempre o caso.

A hipoglicemia é possivel de acontecer em algumas pessoas que fazem certos tipos de tratamento, como insulina e alguns anti-diabéticos orais. Esta pode levar a tonturas, sonolência e, entre outros sintomas, irritabilidade. Já a hiperglicemia pode causar sintomas como boca seca, fraqueza e dores de cabeça. Porém, muitos destes sintomas não surgem até os níveis de açúcar no sangue estarem ou muito baixos ou muito altos, sendo que algumas pessoas podem nunca chegar a experienciá-los.

Não é uma boa ideia avaliar se os seus valores de glicemia estão fora do intervalo-alvo somente com base na forma como se sente.2 Tirar um momento para verificar a sua glicemia com um medidor de glicose poderá ajudá-lo a ter a informação necessária para tomar melhores decisões terapêuticas.

 

Quantas formas existem para monitorizar a sua glicemia a longo prazo?

Apenas uma! A gestão da glicose no sangue a longo prazo é medida através de um teste chamado Hemoglobina Glicada (HbA1c), o qual determina a média dos seus valores glicemicos durante os últimos 3 meses. O teste HbA1c é, por norma, feito com uma frequência de 3 a 6 meses, contudo deverá ser o seu profissional de saúde a decidir com que frequência deverá realizar o teste.

1https://www.medicalnewstoday.com/articles/317536.php
2https://nutritionfacts.org/topics/blood-sugar/

 

Artigo postado originalmente no site: www.accu-chek.com

As visões expressas no blogue Accu-Chek não são necessariamente as mesmas da Roche Diabetes Care ou dos nossos editores. Este conteudo serve apenas o propósito de difundir informação geral. Deverá sempre obter aconselhamento profissional ou especializado antes de tomar ou abster-se de qualquer ação com base no conteúdo.