Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
hamburger overlay

O que é uma emergência relacionada com a diabetes?

Nunca sabemos como vamos responder a uma crise até uma acontecer. É por isso que na escola as crianças praticam o que fazer em caso de acontecer um incêncio, um terramoto ou alguma outra situação de emergência. De forma a que estejam preparadas caso ocorra efetivamente algo. Mas o que acontece quando uma crise é algo tão improvavél que nunca pensámos num plano de ação, como por exemplo utilizar acidentalmente a caneta de insulina errada e injetar insulina a mais? O que faria?

Tratar uma hipoglicemia

Ter uma hipoglicemia não é uma brincadeira. Assim que reconhecer que está com uma glicemia baixa, normalmente identificada com valores abaixo dos 70mg/dL, deve atuar imediatamente. Isto significa saber quanta insulina ativa ainda existe no seu sistema e ingerir ou beber algo que contrabalance este efeito. Por exemplo ingerir um sumo de fruta, um doce, comprimidos ou gel de glicose. Tipicamente é sugerido seguir a regra dos 15: ingerir 15 gramas de hidratos de carbono, esperar 15 minutos e testar novamente a sua glicemia. Repita este processo até a sua glicemia voltar ao normal. Verifique uma vez mais passado uma hora para garantir que a sua glicemia não disparou para uma hiperglicemia nem que os valores se mantém persistentemente baixos. Apesar desta regra ser bastante utilizada, será sempre melhor discutir com a sua equipa de profissionais de saúde qual o melhor plano para seguir.

https://www.diabetesselfmanagement.com/managing-diabetes/treatment-approaches/understanding-insulin/treating-hypoglycemia/

Uma hipoglicemia não é a única potencial situação de emergência relacionada com a diabetes. A diabetes é uma doença complexa que afeta diferentes orgãos e funções no seu organismo.

Quando uma hiperglicemia se torna perigosa

Existem variados fatores que podem contribuir para que a sua glicemia suba (segundo o último livro de Adam Brown existem neste momento 42 motivos detetados) sendo que não é assim tão incomum que uma pessoa com diabetes tenha hiperglicemias. Quando a sua glicemia sobe existem umas quantas formas de a trazer novamente para baixo. Fazer exercício físico, por exemplo. Sabia que os seus músculos das pernas estão entre os maiores músculos do seu corpo? Dar um passeio pode ser uma forma eficaz de baixar a sua glicemia.

A hiperglicemia pode ser um problema sério se não for tratada. É importante atuar o mais rapidamente possivel assim que detetar uma. Tanto com medicação, exercício físico, ou mesmo fazendo meditação para reduzir o stress. Se uma hiperglicemia não for tratada devidamente e os níveis de açúcar no sangue subirem demasiado ou se mantiverem altos por um longo período de tempo, poderá ocorrer um episódio de cetoacidose. Esta é uma condição séria que poderá levar a um coma diabético. Se tem diabetes, o seu corpo ou não consegue produzir insulina ou então não a consegue utilizar de forma eficiente. Sem a insulina a agir sobre o aumento de açúcar no sangue, o seu organismo irá decompor as gorduras para as usar como energia. Quando este processo ocorre são produzidos resíduos chamados de cetonas. O organismo não consegue tolerar altas quantidades de cetonas e irá tentar expeli-las através da urina. Contudo, quando o corpo não consegue libertar todas as cetonas, estas acumulam-se no sangue o que poderá levar a uma cetoacidose.

A cetoacidose pode ser fatal e necessita de tratamento imediato. Se a sua glicemia estiver alta e tiver os seguintes sintomas, contacte imediatamente  a sua equipa de profissionais de saúde para discutir como tratar esta condição.

  • Falta de ar
  • Respiração que cheira a fruta
  • Nauseas e vomitos
  • Boca muito seca

Como pode saber quando é uma “emergência real”?

Quando se é diagnosticado com diabetes aprende relativamente cedo, através da tentativa-erro, como é que o seu corpo reage a diferentes situações. Muito provavelmente sabe bem quando as coisas não estão bem. Mas como poderá saber quando é caso de uma “emergência real”? Como saber quando é a altura de procurar ajuda?

A partir do momento em que os sintomas se tornarem demasiado intensos e o auto-tratamento já não for eficaz, a situação deverá ser considerada uma emergência relacionada com a diabetes.

Os seguintes sinais podem indicar um problema sério. Se experienciar algum destes sintomas e não é capaz de os tratar sozinho, contacte imediatamente a linha de emergência.

  • Dor de peito que se espalha para debaixo do braço.
  • Dificuldade em respirar.
  • Febre alta.
  • Dor de cabeça intense e fraqueza de um lado do corpo.

Diga ao seu núcleo de pessoas próximas que se observarem algum dos seguintes sinais, deverão contactar imediatamente a linha de emergência.

  • Convulsões.
  • Perda de consciência.

Esteja preparado para emergências – planeie com antecedência.

Planear o que fazer em caso de emergência poderá aumentar as chances de que os  sinais e sintomas não tenham consequências mais graves.

As pessoas com diabetes podem preparar-se das seguintes formas:

  • Contar aos seus amigos e pessoas mais próximas que tem diabetes e informá-los da forma como o podem ajudar a identificar um problema relacionado com a sua glicemia.
  • Manter consigo uma identificação médica para que as outras pessoas possam saber o que fazer em caso de emergência.
  • Ter o seu telemovél carregado e preparado para comunicar com os seus contactos de emergência.
  • Falar com o seu médico sobre:
    • A possibilidade de comprar um kit de glucagon e como/quando o deverá usar. Garantir que os seus amigos e família sabem como o usar também.
    • Como lidar com situações de crise e definir a quem poderá ligar quando tiver questões sobre emergências relacionadas com a diabetes.