Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
hamburger overlay

Diabetes Tipo 2 e Insulina : 5 factos que deve saber

O seu profissional de saúde falou recentemente consigo sobre insulina? Para muitas pessoas, esta conversa pode trazer sentimentos mistos e algumas questões – de forma geral questões baseadas em mitos que simplesmente não são verdade. Aqui estão 5 factos que se deve relembrar.

 

  1. A Diabetes é uma condição relacionada com a insulina, não com o açúcar. No final de contas, o açúcar não causa diabetes. Pessoas com diabetes tipo 2 não produzem insulina suficiente, ou os seus corpos não conseguem usá-la da melhor forma, portanto não tem capacidade de processar a comida que ingerem.1 Muitas vezes é necessária insulina para resolver um problema de insulina.
  2. Iniciar uma terapia com insulina é o percurso normal para muitas pessoas. Precisar de insulina não significa que falhou nos cuidados com a sua diabetes. A diabetes é uma doença progressiva, o que quer dizer que mesmo quando gere a sua glicemia da melhor forma, é natural que o seu corpo com o passar do tempo, comece a produzir cada vez menos insulina, ou comece a usá-la de forma cada vez menos eficiente.2 Eventualmente, é provável que a diabetes tenha uma progressão que o leve a um ponto em que a medicação oral e outras opções já não conseguem manter os seus valores de glicemia dentro de um alvo seguro.1 Na verdade, a maiorida das pessoas com diabetes tipo 2 começam entre 5 a 10 depois depois de ser diagnosticadas.3
  3. Outra medicação para a diabetes tipo 2 não são o mesmo que insulina. Os medicamentos que toma oralmente e outros tipos de medicação injetável não são insulina. Em vez disso, estes outros géneros de medicação ajudam o seu corpo a utilizar melhor a insulina que este já produz. A insulina não se pode tomar oralmente, já que seria digerida pelo estômago antes de sequer ser absorvida para a sua corrente sanguínea. É por isso, que a insulina é injetada na cama sub-cutânea da pele.
  4. As injeções de insulina não magoam da forma que pode pensar. Ninguém gosta de levar injeções, mas muitas pessoas acabam por ficar surpreendidas quando descobrem o quão mais fácil do que esperavam é.1 E principalmente agora que grande parte de outros tipos de medicação para a diabetes requerem também injeção, é provável que já se sinta mais à vontade com este processo.
  5. A insulina não é a causa dos problemas com os pés, olhos e outras partes do corpo. Talvez já ouviu falar no caso de alguém que começou a fazer insulina e tem problemas relacionados com os pés ou olhos. Facto é que não foi a insulina que causou esses problemas. Na verdade, começar a terapia com a insulina mais cedo pode ajudar a prevenir ou retardar essas questões de saúde.

 

Muitas pessoas sentem os efeitos positivos de mudar para uma terapia com insulina. No final de contas, ter um melhor controlo da glicemia traz mais energia e um bem estar generalizado. Portanto sim, a sua vida pode mudar – mas talvez esteja a mudar para melhor!

1American Diabetes Association. Insulin myths and facts. Clinical Diabetes. 2007;25:39-40. Available at: http://clinical.diabetesjournals.org/content/25/1/39.full.pdf. Accessed June 30, 2014.

2American Diabetes Association. Standards of medical care in diabetes—2015 [position statement]. Diabetes Care. 2015;33(1): S4-S93. Available at: http://care.diabetesjournals.org/content/suppl/2014/12/23/38.Supplement_.... Accessed June 30, 2015.

3International Diabetes Federation. Diabetes education modules 2011: clinical monitoring. Available at: http://www.idf.org/education/resources/modules-2011/download. Accessed June 30, 2015.