Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
hamburger overlay

Phyllisa @not_defeated partilha as melhores dicas para incluir fruta nas suas refeições de forma equilibrada

Eu cresci com duas mangueiras e dois abacateiros no meu quintal. Durante o verão, nosso relvado estaria coberto com mais frutas do que poderíamos comer. Adoro os meses de verão porque a chuva e o sol produzem uma grande variedade de frutas e adoro comer frutas. Quando criança, meu único pensamento durante a estação das mangas era "Como evitar manchas de manga na minha camisa?" Agora que tenho diabetes, as coisas não são tão simples como eram quando era criança, porque tenho que considerar mais do que apenas as manchas da minha camisa quando como frutas. Por tentativa e erro, aprendi a incorporar frutas em minha dieta de maneira saudável. Para fazer isso, tive que mudar alguns dos meus velhos hábitos.

Alguns de meus velhos hábitos incluíam comer frutas inconscientemente e sem contar hidratos de carbono, tornar as frutas o centro das minhas refeições e comer muitas frutas secas durante a entressafra, por exemplo, comer um saco inteiro de mangas secas nos meses de inverno. Eu tive que mudar cada um desses hábitos. Aqui estão quatro novos hábitos que criei que ainda me permitem saborear frutas sem os efeitos negativos nos valores de glicemia.

1. Frutas durante o exercício físico: Levo frutas comigo para o ginasio e em longas caminhadas, porque os exercícios cardiovasculares tendem a reduzir os valores de glicemia no sangue. Quando isso acontece, aproveito a oportunidade para comer uma maçã pequena. Prefiro maçãs porque são fáceis de transportar e de comer.

2. Troque frutas outros hidratos de carbono por frutas: às vezes troco hidratos de carbono ricos em amido por frutas. Por exemplo, em vez de comer frango grelhado com arroz ou batata no jantar, trocarei o arroz ou a batata por banana da terra.     

3. Saiba quando é a melhor hora para comer frutas: Há algum tempo, notei que durante a semana de trabalho estava com muita fome antes do almoço e comia demais, o que fazia com que os valores de glicemia aumentasse acima do normal. Depois de partilhar essas informações com meu médico, decidimos que eu deveria tentar fazer um pequeno lanche três horas após o café da manhã. Meus lanches incluem um pequeno pedaço de fruta que é combinado com uma proteína como iogurte, queijo ou presunto. Isso ajudou a manter meus valores mais estáveis e continuo a saborear frutas.

4. Aprenda o tamanho das porções e o índice glicémico: Como uma pessoa que gosta de comer frutas, achei o índice glicemico muito útil. Eu aprendi rapidamente que preciso contar a quantidade de cerejas ou uvas que posso comer com segurança e não comer inconscientemente uma enorme quantidade de fruta. Aprender que 16 uvas verdes eram iguais a uma manga pequena, ajuda a ter uma noção mais realista. Também é útil saber que nem todas as mangas têm o mesmo teor de açúcar e o tamanho da manga pode fazer uma grande diferença.        

Quando fui diagnosticado com diabetes, pensei que não podia mais comer frutas. Evitei todas as frutas nos primeiros meses. Com a ajuda do meu nutricionista, fico feliz por ter descoberto que isso era um mito e que as frutas são saudáveis com moderação. Podemos comer frutas, só precisamos ter mais consciência disso. Espero que essas dicas sejam úteis para você.