Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
hamburger overlay

Como transformar um dia mau, num dia bom

Todos nós temos dias bons e dias menos bons. Para as pessoas com diabetes, isso pode ser refletido nos níveis de glicemia, e portanto na sua saúde. Aqui vai algumas dicas para quando estiveres a ter um mau dia:

Perspectiva é tudo

Mude de idéia, mude de vida. Quando olha para a diabetes como uma oportunidade de aprender sobre sua própria saúde, você já deu o passo mais importante para um dia melhor e uma vida mais saudável. Outro passo importante é não esquecer de rir! O humor é um ótimo alívio do estresse.

Siga em Frente

Ninguém é perfeito, e há muitos obstáculos que todas as pessoas com diabetes acabam por passar. Seja compensar demasiado os níveis de glicemia, subestimar ou superestimar as contagens de hidratos; todos já passaram por isso. Mas, tem de seguir em frente e continuar o dia com uma atitude positiva.

Quando você está estressado

O estresse pode aumentar seu nível de glicemia. Como não podemos eliminar completamente o estresse, podemos tentar controlá-lo. Preste atenção em como o estresse afeta físicamente e emocionalmente. Comece a relaxar removendo-se da atividade que está causando estresse, mesmo que seja apenas durante 5 minutos.

Quando você está se sentindo emocional

Quando o nível glicemia está fora do alvo, pode afetar o humor. A medição estruturada da glicemia ajuda a controlar hypos e hypers, e assim, a melhorar o humor. Outras formas de se sentir mais calmo incluem caminhar, tomar um duche de água quentinha, conversar com um amigo, fazer algo que gosta como ouvir música e até refletir com uma lista das coisas pelas quais agradece - até mesmo as lições aprendeu com diabetes.

Uma palavra sobre depressão

Tristeza, mágoa, ansiedade - são emoções humanas normais que sentimos por breves momentos no tempo e, eventualmente, nos recuperamos. A depressão, no entanto, é uma doença que causa intensos sentimentos de tristeza, mágoas ou ansiedade que parecem não desaparecer. Se sente isso, peça ajuda. Pode ser um primeiro passo difícil, mas é a única forma de começar a entender os seus sentimentos, como eles estão a afetar a sua saúde e como vai tratá-la daqui para frente.

Ser físicamente mais activo

Manter-se fisicamente ativo é muito importante para o gerenciamento do diabetes. Se estiver chateado ou ansioso, mesmo uma curta caminhada fará com que se sinta melhor. Isso o distrai de pensar em problemas, libera endorfinas, diminui o nível de glicemia e pode achar que ajuda a ter uma melhor noite de sono também.

Encontre um grupo de suporte local

Rodeie-se de pessoas que possam ajudá-lo a longo prazo, emocional ou fisicamente. Há algo muito especial em conhecer pessoas com as mesmas experiências e preocupações.

Seja seu próprio melhor amigo

Às vezes, precisa defender e exigir que suas necessidades sejam atendidas - no trabalho, em casa ou mesmo entre amigos. Não permita que as pessoas assumam coisas da sua vida com diabetes. Prepare respostas para perguntas comuns (exemplo: você pode comer açúcar de novo?) Para manter todos informados sobre o que é e o que não é diabetes.

Felicidade a longo prazo

Cultivar uma vida inteira de felicidade quando tem diabetes é completamente possível, apesar dos muitos altos e baixos ao longo do caminho. Você aprenderá muitas lições de tentativa e erro ao longo dos anos, mas cada nova informação sobre como gerenciar melhor seu diabetes traz conforto e segurança. Trabalhe com seu médico para ser o mais saudável possível. Com o tempo, você perceberá que "eu não posso" será substituído por "eu posso" em todos os aspectos da sua vida.