Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
hamburger overlay

Como começar a gostar de exercício físico

"Já não tenho mais idade." "Estou muito acima do peso." "Simplesmente não vale o esforço." Já usou essas desculpas para não se exercitar? Não está sozinho. Mas a verdade é que há imensos benefícios de praticar desporto e exercício físico, como: mais energia, reduz os níveis de glicemia, perda de peso e muito mais; portanto, é hora de começar a se mexer!

Em seu livro Diabetes Burnout: “O que fazer quando não consegues mais aguentar”, o Dr. William Polonsky explica sete formas de superar a resistência ao exercício:

1. Faça com que seja divertido. "Procure actividades que sejam divertidas, agradáveis ​​ou gratificantes para você - especialmente se o exercício parecer chato ou você não conseguir manter um programa de exercícios", diz Polonsky. Pense no que você gosta de fazer - passear com o cão, nadar - e tente uma actividade diferente a cada semana para evitar o tédio.

2. Torne conveniente. Torne suas actividades o mais conveniente possível (como encontrar um ginásio mais perto de casa) ou tente outras actividades nos dias em que não quiser fazer a caminhada (como caminhar pelo quarteirão).

3. Faça com que seja razoável. Se está a iniciar um programa de ‘fitness’ e exercício, não defina uma meta muito alta e pouco realista. Crie metas atingiveis para não perder a motivação.

4. Faça disso uma actividade para dois (ou mais). Tudo é mais divertido com um amigo! Não apenas o tempo voará, mas podem incentivar um ao outro a continuar e esforçar.

6. Faça com que seja seguro. "Procure aconselhamento profissional - especialmente se acha que o exercício físico fará com que o nível de glicemia fique muito baixo ou cause muita dor e desconforto", aconselha o Dr. Polonsky. Antes de começar, converse com seu médico ou mesmo um fisiologista do exercício para elaborar um plano que funcione para você.

7. Seja positivo. Não permita pensamentos negativos. "Por mais decepcionantes que tenham sido suas experiências passadas, a verdade é que não há ninguém neste planeta que esteja muito velho ou com excesso de peso para se exercitar", diz o Dr. Polonsky.

Lembre-se, tornar-se mais fisicamente ativo é algo que todos podem fazer. Basta um passo de cada vez.