Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
hamburger overlay

O que é uma emergência de diabetes?

Nos preparamos para incêndios, terremoto, tornado e outras situações de emergência. Mas o que acontece quando a crise é algo que nunca pensaria em planear, como usar acidentalmente a caneta de insulina errada e injetar insulina em excesso? O que faria?

 

Como tratar uma hipoglicemia ou hipoglicemia

Hipoglicemia não é algo serio. Depois de reconhecer uma hipoglicemia, geralmente identificado como algo abaixo de 70 mg / dL (3,9 mmol / L), devemos agir. Isso significa saber quanta insulina ainda está ativa em seu sistema (se estiver usando insulina de ação rápida ou na hora das refeições) e comer ou beber açúcar ou glicose rápida. Isso pode ser na forma de suco de frutas, doces, tabletes de glicose ou géis. Normalmente, é recomendado seguir a regra de 15: ingerir 15 gramas de carboidratos, esperar 15 minutos e verificar o açúcar no sangue novamente. Repita esse processo até que o açúcar no sangue volte a subir. Verifique novamente uma hora depois para garantir que você não tenha um aumento de açúcar no sangue rebote ou baixo persistente. Embora essa seja uma regra comumente usada, é sempre melhor discutir com p seu profissional de saúde o melhor plano a ser seguido.

A hipoglicemia não é a única emergência potencial relacionada a diabetes. A diabetes é uma doença complexa que afeta muitos órgãos e funções diferentes do corpo

 

Quando a hiperglicemia se torna perigosa

Existem tantos fatores que podem fazer com que os niveis de glicemia aumentem, e não é incomum uma pessoa com deiabetes ter hiperglicemia. Quando o açúcar no sangue sobe, há algumas maneiras diferentes de ajudar seu corpo a baixá-lo. Faça exercícios, por exemplo. Sabia que os músculos das pernas estão entre os maiores do seu corpo? Caminhar pode ser bastante eficaz para baixar o açúcar no sangue.

A hiperglicemia pode ser um problema sério se não for tratada. É importante agir assim que detectá-la. Seja com medicamentos, exercícios ou até mesmo praticando meditação para reduzir o estresse. Se não for tratada e os niveis de glicemia aumentar muito ou permanecer alto por um período de tempo, pode ocorrer uma condição chamada cetoacidose (coma diabético). Esta é uma condição séria que pode levar ao coma diabético. Com diabetes, seu corpo não consegue produzir insulina ou não pode usá-la com eficácia. Sem a insulina que trata do aumento do nivel de glicemia, o corpo quebra as gorduras para usar como energia. Quando seu corpo quebra as gorduras, ele produz produtos residuais chamados cetonas.

O seu corpo não tolera grandes quantidades de cetonas e tentará se livrar delas pela urina. Infelizmente, quando o corpo não consegue liberar todas as cetonas, elas se acumulam no sangue, o que pode levar à cetoacidose.

A cetoacidose pode ser fatal e precisa de tratamento imediato. Se tiver uma hiperglicemia e sentir os seguintes sintomas, entre em contato com o um profissional de saúde imediatamente:

•Falta de ar

• Hálito com cheiro de fruta

•Nausea e vomito

• Boca muito seca

 

Quando é realmente uma emergência?

Quando diagnosticado com diabetes, aprende bem cedo por tentativa e erro, como seu corpo reage a diferentes experiências. Provavelmente também sabe quando as coisas não estão bem. Mas como sabemos quando é uma emergência? Quando é hora de buscar ajuda?

As emergências relacionadas a diabetes podem ser definidas como qualquer momento em que os sintomas se tornam insuportáveis e o autotratamento não é eficaz.

Os sinais a seguir podem indicar um problema sério. Se sentir algum desses sinais e não conseguir tratá-los por conta própria, entre em contato com a linha de emergência imediatamente.

• dor no peito que irradia pelo braço

•dificuldade ao respirar

• febre alta

• forte dor de cabeça e fraqueza em um lado do corpo

Diga às pessoas perto de si, se observarem qualquer um dos seguintes sinais, devem entrar em contato com os serviços de emergência imediatamente.

• convulsões

•perda de consciência

                                      

Esteja preparado para emergências - planeie com antecedência

O planeamento de emergência pode melhorar as chances de que os sinais e sintomas não resultem em um resultado menos favorável.

Pessoas com diabetes podem se preparar:

• permitir que amigos e familiares saibam sobre a sua diabetes e como eles podem ajudá-lo a identificar problemas

• usar uma identificação médica para que as pessoas saibam o que fazer em uma emergência

• manter um telemóvel carregado e pronto para entrar em contato com a equipa de emergência

• falar com seu médico sobre:

  • se deve comprar um kit de glucagon, como e quando usá-lo. Além de garantir que amigos e familiares também saibam como usá-lo.
  • como lidar com momentos de crise e a quem ligar em caso de dúvidas sobre emergências relacionadas a diabetes