Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Porque é que dormir bem é importante para pessoas com Diabetes

Quando dorme o suficiente pode pensar que é mais fácil controlar o seu nível de glicemia. Vai estar mais alerta, com menos stress e, em geral, uma mente mais disponível para controlar a sua diabetes.

Considere o que acontece quando não dorme o suficiente. Juntamente com as outras situações que podem interferir com o seu sono, como alterações de horários ou stress, as pessoas com diabetes têm complicações potenciais com o sono. Tanto o alto como o baixo nível de glicemia podem interromper o seu sono. As pessoas com diabetes tipo 2 que não têm uma boa noite de sono podem ser mais resistentes à insulina e ter mais dificuldade em controlar a sua glicemia.1 A apneia do sono é comum em pessoas com diabetes tipo 2 e a neuropatia pode causar dores nas pernas que o podem impedir de dormir.

A boa notícia: é possível controlar totalmente estes fatores e ter uma longa e saudável noite de sono. Tendo isto em mente, seguem algumas sugestões para dormir bem.

8 Sugestões úteis para dormir bem

  1. Relaxe antes de ir para a cama. Exercício, tarefas, recados... termine tudo, pelo menos, uma hora antes de ir para a cama.
  2. Vá para a cama todos os dias à mesma hora, se conseguir, mesmo aos fins-de-semana. Tente não fazer nenhuma sesta ao final do dia.
  3. Não faça nenhuma refeição pesada antes da hora de ir para a cama e não beba álcool ou cafeína à noite.
  4. Limite todos os líquidos uma hora antes de ir para a cama de modo a não acordar a meio da noite para ir à casa de banho. Vá à casa de banho mesmo antes de ir para a cama.
  5. Se estiver nervoso, tente algumas técnicas de relaxamento como meditação, inspirações profundas, yoga, ler o seu livro favorito, ouvir música relaxante ou escrever um diário.
  6. Torne o seu quarto confortável: não muito quente, não muito frio, silencioso e escuro. Se, actualmente, usa o seu quarto como escritório ou se tem televisão no quarto, talvez seja melhor voltar a pensar na sua disposição. Faça do seu quarto um local para descansar e não um local para se distrair.
  7. Antes de ir para a cama, afaste de si a tecnologia, especialmente aparelhos móveis como o seu smartphone ou o seu tablet.
  8. Sabemos que adora animais, mas eles podem interromper o seu sono. Tente, então, afastá-los da sua cama ou, se tiver alergias, mantenha-os fora do seu quarto (cães treinados para a diabetes estão excluídos desta recomendação, é claro).

Verifique o nível de glicemia à noite

É importante que verifique o seu nível de glicemia uma hora antes de se deitar. Para evitar uma baixa de glicemia nocturna, experimente alguns snacks antes de se deitar, como hummus ou guacamole com vegetais, que irão manter a sua glicemia a um nível normal durante a noite. Alguns profissionais de saúde recomendam fazer um teste de glicemia às 3h da manhã para ter a certeza que a glucose está estável. Se usar uma bomba de insulina, programe-a de modo preciso caso os seus níveis basais da sua glicemia tendam a baixar durante a noite.

Quando falar com o seu médico ou farmacêutico

Se tem problemas em dormir, esperamos que estes conselhos o possam ajudar. Contudo, se continua a debater-se por uma boa noite de sono ou se alguém o alertar que ressona, será aconselhável falar com o seu médico ou farmacêutico.