Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Frequently Asked Questions

Perguntas gerais

O resultado do teste é independente da altitude até 4000 metros.

Cada cassete contém um chip RFID (identificação por radiofrequência). Este codifica automaticamente o medidor quando uma cassete de testes é inserida e informa o medidor sobre as propriedades específicas da química da cassete. A codificação não é necessária.

O medidor Accu-Chek Mobile é fornecido com a data e a hora predefinidas de fábrica. A alimentação é assegurada por uma terceira bateria de célula tipo moeda integrada. Durante o armazenamento, uma película de proteção evita que as 2 baterias AAA percam energia e o sistema funciona com base na potência da célula.
Ao utilizar o medidor pela primeira vez, não é necessário inserir as baterias AAA; basta puxar para fora o elemento de proteção das baterias e as baterias AAA passam a assegurar a alimentação do aparelho.

Os resultados e definições mantêm-se guardados no medidor quando as baterias são substituídas ou se o medidor for armazenado sem baterias.

É possível substituir as baterias com uma cassete inserida.

O medidor Accu-Chek Mobile verifica a validade da cassete de testes. Se alguma das duas datas (período de validade ou data de validade) tiver sido ultrapassada, não será possível realizar mais testes com esta cassete de testes. Se iniciar um teste e a validade da cassete estiver prestes a expirar, ou se já tiver expirado, o medidor informá-lo-á do mesmo. A primeira notificação é apresentada 10 dias antes de expirar a validade da cassete, e as notificações seguintes aparecem 5, 2 e 1 dia(s) antes de expirar a validade. Se a validade da cassete de testes tiver expirado, é apresentada uma mensagem a informar o utilizador sobre a expiração da validade da cassete e a solicitar que seja inserida uma nova cassete

É possível reinserir a cassete no medidor se a cassete de testes contiver testes por utilizar e ainda não tiver expirado. O medidor reconhece a cassete, o número de testes disponíveis e a validade.

É possível reinserir a cassete no medidor se a cassete de testes contiver testes por utilizar e ainda não tiver expirado. O medidor reconhece a cassete, o número de testes disponíveis e a validade.

Todas as zonas de teste reativas são sensíveis à humidade. A cassete de testes é fornecida numa embalagem principal que contém um desidratante que protege as zonas reativas durante 18 meses (vida útil) da humidade, com início no processo de codificação na produção da Roche Diabetes Care. Um desidratante é também integrado no corpo da cassete, providenciando uma estabilidade de 90 dias. Depois da abertura da embalagem principal, o período de estabilidade é de 90 dias. Quando a cassete é inserida no medidor, este controla a estabilidade restante.

A validade da cassete de testes depende do período de validade e da data de validade.

  • Período de validade: Um período de 90 dias, durante o qual a cassete de testes deve ser utilizada após a remoção da cobertura do recipiente de plástico. O período de validade, em dias, está impresso na caixa e no folheto informativo da cassete de testes.
  • Data de validade: A data até à qual uma cassete de testes armazenada no recipiente de plástico selado é válida. A data de validade é indicada na caixa da cassete de testes e no recipiente de plástico selado.

Na eventualidade de o medidor se sujar devido a uso impróprio, poderá ser necessário limpá-lo (consulte o manual do utilizador). O modo de funcionamento do medidor com a cassete de testes significa que, em condições normais, o medidor não entra em contacto com o sangue ou a solução de controlo.

É possível definir o brilho do visor num de 3 níveis. Quanto mais baixo for o nível de brilho, maior será a vida útil da bateria.

É possível definir o volume dos sinais sonoros do sistema num de 5 níveis diferentes, sendo o nível mais baixo Silenciar.

É possível definir um lembrete após a realização de um teste. Estes lembretes podem ser definidos para ocorrerem no espaço de 1; 1,5; 2; ou 3 horas no futuro e para ocorrerem apenas uma vez. Além disso, podem ser definidos 7 lembretes de teste standard programáveis individualmente, os quais são repetidos diariamente. Quando ocorre qualquer um dos tipos de lembrete de teste, o utilizador pode iniciar diretamente um novo teste através da interface de utilizador.

Existem 3 tipos de médias disponíveis:
1. Para todos os valores (exceto teste de controlo, resultados gerais com indicador ou resultados de teste apresentados como baixos ou altos)
2. Para os valores com o indicador pré-prandial (exceto teste de controlo, resultados gerais com indicador ou resultados de teste apresentados como baixos ou altos)
3. Para os valores com o indicador pós-prandial (exceto teste de controlo, resultados gerais com indicador ou resultados de teste apresentados como baixos ou altos)
Para cada grupo, a média pode ser calculada com base nos últimos 7, 14, 30 ou 90 dias.

É possível definir indicadores para descrever determinados eventos associados a um resultado de glicemia específico, ou características específicas do resultado. Só será possível atribuir um indicador a um resultado se abrir o menu Definir indicador quando o resultado for apresentado inicialmente. Os indicadores não podem ser definidos retrospetivamente. Os indicadores disponíveis para o utilizador são:

  1. Pré-prandial
  2. Pós-prandial
  3. Outro
  4. Teste de controlo

Com o sistema Accu-Chek Mobile, o utilizador não pode eliminar os resultados armazenados. Se as 2000 localizações da memória estiverem ocupadas, o resultado de teste mais antigo será eliminado para criar espaço para o resultado de teste mais recente.

O sistema Accu-Chek Mobile armazena até 2000 resultados de teste, com a data, a hora e indicadores.

A zona de teste funciona com quantidades de sangue ou de solução de controlo que variam entre 0,3 μl e 5,0 μl. A zona especial serve sobretudo para a dosagem excessiva de amostra, podendo armazenar até 5,0 μl.

A repetição da dosagem não é possível com o sistema Accu-Chek Mobile. A subdosagem (ou seja, a aplicação de sangue insuficiente ou a aplicação unilateral de sangue na zona de teste) é detetada pelo sistema e aparece uma mensagem de erro.

Antes de cada teste, o sistema Accu-Chek Mobile verifica a existência de danos na zona de teste (por ex., a influência da humidade na química). Para tal, o sistema Accu-Chek Mobile verifica o quociente dos valores de medição da zona branca do rolo da cassete e na zona de teste. Se a zona de teste não apresentar espaço suficiente, não será possível efetuar testes com esta zona de teste, e aparece uma mensagem de erro.

O sistema Accu-Chek Mobile determina as concentrações de glicose no sangue capilar fresco por fotometria de refletância.

O sistema Accu-Chek Mobile determina as concentrações de glicose no sangue capilar fresco por fotometria de refletância.

O sistema não pode ser utilizado em recém-nascidos.

O medidor Accu-Chek Mobile e o dispositivo de punção Accu-Chek FastClix destinam-se à auto-monitorização do doente, exclusivamente pela mesma pessoa. Estes aparelhos não podem ser utilizados para testar a glicemia de mais do que uma pessoa, uma vez que não possuem características integradas para prevenir a infeção cruzada. O medidor e o dispositivo de punção não devem ser partilhados entre os membros da família, nem devem ser utilizados por profissionais de saúde para obter sangue ou testar a glicemia de mais do que uma pessoa.


Accu-Chek Mobile

Accu-Chek Mobile
Descrição do item

A sua comodidade tudo-em-um oferece um rolo contínuo de 50 testes de glicemia e um tambor de 6 lancetas no dispositivo de punção integrado. Este sistema exclusivo é a opção inteligente para as pessoas que andam sempre de um lado para o outro e que não querem ter a preocupação de ficar sem tiras ou lancetas. Testes fáceis e rápidos em 4 passos simples, facilitando a monitorização mais frequente da glicemia.

Manual de Instruções

DIMENSÃO DO MEDIDOR

121 x 63 x 20 mm

MEMÓRIA

2000 testes

CASSETE

50 testes

RESULTADOS DE TESTE

Aprox. 5 segundos

DISPOSITIVO DE PUNÇÃO INTEGRADO

Accu-Chek FastClix

Vantagens e características
  • Clinicamente comprovado para ajudar a reduzir a HbA1c1,2
  • Utilize em 4 passos simples:
  1. Abra a tampa
  2. Efetue a colheita da amostra de sangue
  3. Aplique a amostra
  4. Leia os resultados e feche a tampa 
  • 1 cassete contém 50 testes de glicemia num rolo contínuo
  • Sem tiras-teste individuais para manusear ou eliminar
  • 25 idiomas à escolha
  • Programe até 7 alertas para não se esquecer de fazer o teste
  • As informações apresentadas no visor orientam-no pelo procedimento de teste
  • Memória para 2000 testes
  • Sem necessidade de codificação
  • Reporta médias de 7, 14, 30 e 90 dias
  • O dispositivo de punção Accu-Chek FastClix integrado:
    • Um tambor contém 6 lancetas. Sem lancetas individuais visíveis ou que possam ser tocadas
    • Fácil, basta um clique para preparar e acionar
    • Saiba tudo sobre este dispositivo de punção
Especificações adicionais
Tempo de medição:

Aproximadamente 5 segundos

Capacidade da memória:

Aproximadamente 2000 medições, com indicação de data e hora

Condições de medição:

Temperatura: +10 °C a +40 °C
Indicação da temperatura: +8 °C a +10 °C ou +40 °C a +42 °C

Baterias:

2 baterias alcalinas de manganês (1,5 V; tipo AAA, LR 03, AM 4 ou micro) ou 2 baterias de lítio (1,5 V; tipo AAA, FR 03, L 92), bateria de reserva (não substituível): lítio de 3 volts de célula tipo moeda CR1025

Vida útil da bateria:

Aproximadamente 500 medições, ou aproximadamente 1 ano. Este período poderá ser mais curto caso sejam utilizadas as definições que consomem mais energia, por ex., se o brilho do visor estiver definido para o nível 3 ou se o volume estiver definido para o nível 4 ou 5, ou no modo acústico.

Dimensões:

121 x 63 x 20 mm (C x L x A) (com dispositivo de punção)

Peso:

Aproximadamente 129 g (com baterias, cassete de testes, dispositivo de punção e tambor de lancetas)

Condições de armazenamento:

Com a bateria: +10 °C a +50 °C
Sem a bateria: -25 °C a +70 °C
Com baterias e com cassete de testes: +2 °C a 30 °C

Humidade:

Entre 15% e 85% com humidade relativa durante o teste

Lembretes:

7 lembretes de teste, programáveis individualmente

A cassete de testes Accu-Chek Mobile :
  • Contém 50 testes num rolo
  • São necessários 0,3 μl de sangue para efetuar um teste
  • A zona de teste tem capacidade para até 5,0 μl de sangue
  • Utilize a cassete de testes até 90 dias após a abertura
O dispositivo de punção Accu-Chek FastClix :
  • Contém um tambor com seis lancetas
  • As lancetas avançam rodando a patilha de avanço
  • Praticamente indolor
Referências:

1. Maran A. et al: Use of an integrated strip-free blood glucose monitoring system increases frequency of self-monitoring and improves glycemic control: Results from the ExAct study. Journal of Clinical & Translational Endocrinology 1 (2014) 161-166.

2. Fortwaengler K, et al. Better Adherence And Glycemic Control With The Integrated Strip-free Accu-Chek Mobile System At Marginal Extra Cost - Learnings From The ExAct Study. Diabetes Technology & Therapeutics (2014) 16:[Suppl1].

Classificação:

O medidor, a cassete de testes e as soluções de controlo são dispositivos médicos de diagnóstico in vitro. O dispositivo de punção é um dispositivo médico.