Encontre aqui a resposta às perguntas mais frequentes dos utilizadores mySugr.
Os dados são armazenados em ambas as aplicações enquanto forem utilizadas no smartphone. Os dados de MCG não podem ser eliminados a partir da aplicação Accu-Chek SmartGuide. Os registos introduzidos manualmente no diário, caso não tenham sido utilizados para calibração, podem ser eliminados, se pretendido.
Se deixou de utilizar a solução de MCG Accu-Chek SmartGuide e pretende eliminar a sua conta e os dados, aceda ao ecrã Conta no menu da aplicação (na aplicação Accu-Chek SmartGuide ou na aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict) e escolha Eliminar conta. Siga os passos indicados nos ecrãs para eliminar a sua conta.
Se pretender eliminar dados do seu telemóvel por ter deixado de utilizar a solução, deve eliminar as aplicações.
Não é necessário criar contas distintas para ambas as aplicações. Irá iniciar sessão na aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict com a mesma conta Accu-Chek que criou para a aplicação Accu-Chek SmartGuide.
Quando tiver a sessão iniciada em ambas as aplicações, pode facilmente alternar entre as duas com um toque.
O sensor de MCG envia os valores de glicose através da conetividade Bluetooth de baixo consumo para a aplicação Accu-Chek SmartGuide.
A aplicação Accu-Chek SmartGuide envia os valores de glicose para a plataforma de retaguarda/na nuvem e não existe uma interface direta da aplicação para software de terceiros.
No momento do lançamento, o sensor de MCG Accu-Chek SmartGuide e as aplicações só funcionam em ambiente Accu-Chek.
O sensor de MCG envia os valores de glicose através da conetividade Bluetooth de baixo consumo para a aplicação Accu-Chek SmartGuide.
1. Se a sua equipa de cuidados de saúde para a diabetes utilizar a plataforma Accu-Chek Care, pode autorizá-los a consultar os seus dados na plataforma Accu-Chek Care partilhando o código PIN de acesso apresentado na aplicação Accu-Chek SmartGuide em “Gerir conta”.
2. Se a sua equipa de cuidados de saúde para a diabetes não utilizar a plataforma Accu-Chek Care, poderá enviar-lhes um relatório por e-mail. Na aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict, gere um PDF de um relatório quinzenal. Selecione o intervalo de datas e os detalhes a incluir no relatório, como o AGP padrão e/ou um relatório de padrões com a listagem de todos os padrões de glicose identificados nessas duas semanas, por exemplo, hipoglicemias de manhã, hiperglicemias à noite, etc.
Podem existir diversos motivos para os padrões de glicose identificados. Quando a aplicação determina as causas mais proeminentes de alguns padrões de glicose, são apresentadas algumas sugestões. No entanto, deverá discutir sempre o seu perfil específico de diabetes e a terapêutica associada com a sua equipa de cuidados de saúde antes de efetuar qualquer ajuste.
Caso receba uma notificação de Predição de glicose baixa noturna, que prevê uma potencial hipoglicemia noturna, então existe uma grande probabilidade (>30 %) de ter a glicose baixa (inferior a 70 mg/dL) durante a noite.
Para minimizar o risco de uma hipoglicemia noturna, considere fazer uma pequena refeição que contenha hidratos de carbono complexos (como uma barra de cereais). Mantenha os alarmes da aplicação Accu-Chek SmartGuide ativos.
Todas as decisões terapêuticas devem ser discutidas com a sua equipa de cuidados da diabetes.
Caso a aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict preveja uma glicose alta (episódio de hiperglicemia) nos 30 minutos seguintes:
Considere fazer alguma atividade física (p. ex., dar um passeio) ou fazer uma correção da insulina para se manter no intervalo alvo. Caso já tenha administrado insulina de bólus, aguarde até a insulina fazer todo o seu efeito antes de tomar outras medidas.
Além de monitorizar a excursão da predição de glicose na aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict, verifique o valor real da glicose e monitorize cuidadosamente o a evolução do valor de glicose para avaliar se são necessárias medidas adicionais.
Todas as decisões terapêuticas devem ser discutidas com a sua equipa de cuidados da diabetes.
Caso a aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict preveja uma glicose alta nos 31 a 120 minutos seguintes:
Aguarde e observe. Não atue no momento com base nesta predição. Monitorize atentamente as suas predições e os valores atuais de glicose. Note que os fatores que influenciam a glicose, como a ingestão de hidratos de carbono, a administração de insulina e a atividade, podem alterar novamente a predição. Verifique a sua predição passados 30 minutos e depois decida se é necessário exercício ou insulina para correção. Todas as decisões terapêuticas devem ser discutidas com a sua equipa de cuidados da diabetes.
Caso a aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict preveja uma hipoglicemia dentro do intervalo geral de predição de glicose para 2 horas, pode preparar-se e tomar as medidas apropriadas para ajudar a evitar uma potencial hipoglicemia. É fundamental não ter uma reação precipitada ou exagerada. Primeiro, espere e observe a evolução do seu valor de glicose. Monitorize atentamente os seus valores de glicose para poder reagir atempadamente. Todas as decisões terapêuticas devem ser discutidas com a sua equipa de cuidados da diabetes.
Caso a funcionalidade Predição de glicose baixa esteja a avisá-lo de um potencial episódio de hipoglicemia, então a probabilidade de vir a ter uma hipoglicemia nos 30 minutos seguintes é muito alta.
Considere tomar medidas para evitar valores baixos e em caso de hipoglicemia::
1. Coma ou beba 10 g de hidratos de carbono
2. Verifique a sua glicose após 15 minutos
3. Se a glicose se mantiver abaixo de 70 mg/dL, ingira mais 10 g de hidratos de carbono
4. Verifique novamente a glicose após 15 minutos; repita o passo 3 se a glicose for inferior a 70 mg/dL
5. Assim que a glicose voltar ao normal, faça uma refeição ou um lanche (p. ex., pão, frutas ou iogurte)
Recomenda-se que não altere a sua terapêutica geral com base nos dados apresentados sem consultar previamente o seu profissional de saúde. Em caso de questões sobre a terapêutica de rotina, contacte o seu profissional de saúde.
Os valores de glicose anteriores medidos pelo sensor são os principais dados utilizados para gerar as suas predições de valores de glicose e dos padrões de glicose. Os seus registos manuais de hidratos de carbono e administrações de insulina no diário da aplicação Accu-Chek SmartGuide e a data/hora dos valores de glicose também são tidos em conta.
Todos os algoritmos de predição cumprem os padrões de referência de alto desempenho. Como a predição é gerada a partir de dados anteriores, nem todos os dados contextuais são abrangidos pelo algoritmo de predição, o que pode afetar os valores de glicose futuros.
Em caso de registo incorreto de insulina e/ou hidratos de carbono, é possível que as informações previstas não reflitam com exatidão a sua excursão real de glicose. Além disso tenha em atenção que fatores, como por exemplo atividade física e consumo de álcool, podem alterar a predição
A aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict deteta e notifica-o perante a probabilidade de vir a ter valores de glicose baixos nos 30 minutos seguintes. O valor de glicose baixa pode ser personalizado.
A aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict apresenta uma estimativa de como a sua glicose pode evoluir nas 2 horas seguintes, com base nos dados do sensor Accu-Chek SmartGuide e nas entradas que adiciona manualmente ao seu diário na aplicação Accu-Chek SmartGuide.
A predição inclui a probabilidade de os valores de glicose descerem, subirem ou se manterem no intervalo alvo. Aviso: tenha em atenção que fatores como atividade física, consumo de álcool ou dados de hidratos de carbono ou insulina não registados podem alterar a predição.
A aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict pode ser transferida gratuitamente a partir da Google Play Store ou Apple Store (dependendo do sistema operativo do seu smartphone).
iOS App Store: https://apps.apple.com/pt/app/accu-chek-smartguide-predict/id6504021989
Google Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roche.smartguide.predict.eu&pli=1
Sim, a aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict está disponível para Android e iOS e é compatível com os seguintes sistemas operativos:
- Android 11 ou superior
- iOS 15.3 ou superior
A aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict recolhe e utiliza informações do sensor e aplicação Accu-Chek SmartGuide e dispõe de ferramentas de predição.
As principais funcionalidades são:
- Predição de glicose: predição geral nas duas horas seguintes
- Notificação de glicose baixa em breve: predição de glicose baixa (valor personalizável) nos 30 minutos seguintes
- Predição de glicose baixa noturna: predição do risco de ter uma hipoglicemia durante a noite (definida como um período de 7 horas)
- Padrões de glicose: deteção automática de padrões de glicose (uma retrospetiva não preditiva)
Se o seu smartphone estiver no modo de poupança de energia, as aplicações Accu-Chek SmartGuide e Predict poderão deixar de conseguir comunicar com o sensor. Poderá ser necessário um medidor de glicemia como reserva.
A funcionalidade Predição de glicose baixa noturna prevê a probabilidade de o utilizador ter valores de glicose baixos durante essa noite (com base em valores anteriores), permitindo-lhe assim decidir as ações a tomar antes de se deitar.
A funcionalidade de deteção de padrões de glicose identifica eventos recorrentes que ocorrem em períodos de tempo definidos (manhã, dia, tarde, noite), e/ ou durante todo o dia.
Após a transferência de dados da aplicação Accu-Chek SmartGuide, se a aplicação Predict detetar padrões nos seus dados de MCG, os padrões são apresentados na parte inferior do painel de controlo. O objetivo do detetor de padrões é ajudá-lo a manter-se dentro do seu intervalo alvo pessoal durante todo o dia, todos os dias.
Sim, a aplicação Accu-Chek SmartGuide é compatível com o Apple Watch quando utilizada com a nossa aplicação iOS. A aplicação Accu-Chek SmartGuide no Apple Watch permite-lhe ver o valor mais recente da sua MCG, um gráfico das 3 últimas horas de dados e notificações. Também pode personalizar o mostrador do relógio para incluir dados do Accu-Chek SmartGuide.
Depende das definições do seu telemóvel e das permissões concedidas à aplicação Accu-Chek SmartGuide.
A aplicação suporta a utilização de funcionalidades que permitem que a aplicação substitua os modos "Não incomodar" ou "Concentração", se optar por ativá-los. Esta funcionalidade chama-se “Avisos críticos” no iOS e “Ignorar o modo Não incomodar” no Android. A aplicação solicita a ativação destas definições durante a configuração inicial, mas também poderá aceder às mesmas a partir do menu da aplicação em qualquer altura. Se os "Avisos críticos" ou "Ignorar o modo Não incomodar" estiverem desativados, as notificações da aplicação só emitem sons se o telemóvel estiver configurado para permitir sons.
Se os "Avisos críticos" ou "Ignorar o modo Não incomodar" estiverem ativados, as notificações da aplicação emitem um som, mesmo que o telemóvel esteja definido para vibrar apenas ou para o modo "Não incomodar" ou "Concentração".
Sim, pode silenciar temporariamente as notificações e/ou algumas advertências da aplicação Accu-Chek SmartGuide ou definir o seu smartphone apenas para vibrar.
Se colocar o telemóvel no modo "Não incomodar" (Android) ou no modo "Concentração" (IOS), todas as notificações de aplicações são temporariamente silenciadas enquanto o telemóvel estiver nesse modo. Para ter a certeza que recebe notificações e alarmes da aplicação quando o modo "Concentração" (iOS) ou o modo "Não incomodar" (Android) estiver ativado, ative a opção "Avisos críticos" ou "Ignorar o modo Não incomodar". Se as definições "Avisos críticos" ou "ignorar Não incomodar" estiverem ativadas para a aplicação, esta ignora estes modos e emite sons para cada notificação, mesmo que o telemóvel esteja definido para vibrar apenas ou para o modo "Não incomodar" ou "Concentração".
A aplicação solicita a ativação destas definições durante a configuração inicial, mas também poderá aceder às mesmas a partir do menu da aplicação em qualquer altura. Além disso, alguns alarmes e notificações podem ser totalmente desativados no menu da aplicação. Tenha em atenção que isto irá desativar totalmente a notificação e não apenas silenciá-la. Permanecerá desligada até que a ligue novamente a partir do menu.
Caso perca o seu telemóvel ou este avarie e mude para um novo, deve fazer o download da aplicação Accu-Chek SmartGuide para o seu novo telemóvel e iniciar sessão com a sua conta Accu-Chek existente. As definições (p. ex., intervalos alvo, unidades, etc.) e o seus dados serão restaurados da sua conta para o novo telemóvel (dados com até 6 meses).
Quando a aplicação estiver configurada no seu novo telemóvel, o passo seguinte é emparelhar um novo sensor ou voltar a emparelhar o sensor atual que ainda é válido.
Caso não tenha acesso à rede móvel ou Wi-Fi, a aplicação Accu-Chek SmartGuide continua a receber os dados do sensor de MCG emparelhado (por Bluetooth), apresenta os seus dados e envia as notificações que estiverem configuradas.
As seguintes funcionalidades da solução não estão disponíveis sem acesso à rede móvel ou Wi-Fi:
- partilha de dados com a sua conta Accu-Chek ou prestador de cuidados de saúde (se a partilha estiver configurada)
- Visualização de dados recentes na aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict
- funcionalidades de predição na aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict
A aplicação Accu-Chek SmartGuide recebe novos valores de glicose do sensor emparelhado a cada 5 minutos e está sempre a atualizar para mostrar os dados mais recentes. Deve consultar a aplicação para MCG, pelo menos, com a mesma frequência com que mede a sua glicemia com um sistema de monitorização da glicemia. Verifique também o valor da sua glicemia caso não se sinta bem.
Fale com o seu profissional de saúde sobre quando e com que frequência deve verificar os seus valores de glicose através da sua aplicação para MCG.
A aplicação Accu-Chek SmartGuide pode ser transferida gratuitamente a partir da Google Play Store ou Apple Store (dependendo do sistema operative do seu smartphone).
iOS App Store: https://apps.apple.com/pt/app/accu-chek-smartguide-app/id6503455257?l=en-GB
Google Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roche.smartguide.eu
Sim, a aplicação Accu-Chek SmartGuide está disponível para Android e iOS.
A aplicação Accu-Chek SmartGuide é compatível com os seguintes sistemas operativos:
- Android 11 ou superior
- iOS 15.3 ou superior
Se o seu smartphone estiver no modo de poupança de energia, as aplicações Accu-Chek SmartGuide e Predict poderão deixar de conseguir comunicar com o sensor. Poderá ser necessário um medidor de glicemia como reserva.
Pode utilizar duas aplicações com o sensor Accu-Chek SmartGuide:
- a aplicação Accu-Chek SmartGuide
- a aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict (utiliza os dados de MCG da aplicação Accu-Chek SmartGuide)
Pode receber notificações da aplicação como cartões, no painel de controlo da aplicação, ou como notificações, no ecrã inicial do seu smartphone, se estiverem ativadas. Pode também receber notificações se utilizar um Apple Watch.
Os sinais de alarme só são recebidos se o sensor estiver ligado à aplicação e se ativar as notificações. Para receber informações do sensor, o seu smartphone emparelhado deve encontrar-se a uma distância inferior a 6 metros.
Caso fique sem bateria no telemóvel, a aplicação Accu-Chek SmartGuide não recebe dados de glicose do sensor nem envia notificações enquanto o telemóvel estiver desligado. Carregue o seu telemóvel o mais rapidamente possível, ligue-o e abra a aplicação Accu-Chek SmartGuide. Quando o telemóvel for novamente ligado e a aplicação estiver a funcionar, irá transferir os dados do sensor.
O sensor armazena dados durante 8 horas. Caso o telemóvel fique desligado durante mais de 8 horas, os dados históricos podem apresentar algumas falhas quando apresentados em gráficos.
A aplicação Accu-Chek® SmartGuide destina-se a indicar e registar, em tempo real, os valores de glicose medidos por um sensor Accu-Chek® SmartGuide conectado. Esta aplicação recebe, armazena e processa dados de MCG recebidos vie Bluetooth e permite ter acesso a:
● Valores atuais e históricos de glicose (curso temporal), bem como setas de tendência
● Definições e alarmes personalizáveis
● Notificações na aplicação
● Diário para registo de eventos (p. ex., hidratos de carbono, insulina)
● Rotina de calibração inicial e lembrete de substituição do sensor
● Análise retrospetiva de dados de MCG
● Funciona com iOS e Android
O sensor tem um diâmetro de 33,3 mm sem o adesivo. A parte do sensor que fica sob a pele tem aproximadamente 6 mm.
A MARD (diferença média absoluta relativa) geral do sensor Accu-Chek SmartGuide é de 9,2%.
Para mais informações, consulte o capítulo “Dados técnicos” no Manual de utilização.
Existem dois modos de valores da MCG: Modo de tendência e Modo de terapia. O modo em que o sensor se encontra num determinado momento é indicado imediatamente abaixo do valor da MCG no Ecrã inicial.
Quando o sensor está em Modo de tendência, aplica-se o seguinte:
• Os valores da MCG não devem ser utilizados para tomar decisões terapêuticas, como a dosagem de insulina.
• Os valores da MCG podem ser utilizados apenas para ver as tendências e como referência geral.
• Para tomar decisões terapêuticas, como a dosagem de insulina, teste a sua glicemia com o seu aparelho de medição da glicemia.
Quando o sensor está em Modo de terapia, aplica-se o seguinte:
• Os valores da MCG podem ser utilizados para tomar decisões terapêuticas, tais como a dosagem de insulina.
A rotina de calibração consiste em dois passos:
Após um tempo de aquecimento de 1 hora, o sensor fica em Modo de tendência e envia, a cada 5 minutos, valores da MCG para a aplicação. Os valores obtidos em modo tendência não devem ser utilizados para tomar decisões terapêuticas, como a dosagem de insulina. 12 horas depois da inserção do sensor, a aplicação solicita-lhe que efetue uma calibração.
Passo 1: Execute um teste de glicemia e introduza o valor de glicose na aplicação. O sensor passa para o Modo de terapia. Os valores da MCG podem agora ser utilizados para tomar decisões terapêuticas, como a dosagem de insulina.
Passo 2: Passados 30 minutos a 3 horas, execute um teste de glicemia e introduza o valor de glicose na aplicação. Isto destina-se a confirmar a primeira medição. Nota: Se o passo 2 não for efetuado, o sensor volta para o Modo de tendência.
A rotina de calibração é concluída para o sensor.
Para calibrar o seu sensor:
- Teste a sua a glicemia com o seu aparelho de medição da glicemia, de acordo com as instruções do fabricante.
- Toque no ecrã inicial da aplicação Accu-Chek SmartGuide em Calibrar agora.
- Introduza no ecrã o valor de glicose obtido com o seu aparelho de medição da glicemia no ecrã Calibração. O valor de glicose deve ser introduzido, no máximo, até 3 minutos após a realização do teste.
- Toque em Guardar.
- Certifique-se de que introduziu na aplicação o mesmo valor de glicose que foi indicado no seu aparelho de medição da glicemia e toque em Confirmar.
As medições de glicose do sensor são mais exatas, se a calibração for efetuada quando o nível de glicemia estiver relativamente estável.
Não efetue uma calibração pouco tempo depois de uma refeição, depois da administração de insulina ou a seguir a atividade física e evite ambientes com temperaturas muito altas ou muito baixas, ou com mudanças rápidas de temperatura.
Se tiver introduzido por engano um valor incorreto, toque em Cancelar e introduza o valor correto.
Após estes passos sensor está calibrado.
Sim, o sensor Accu-Chek SmartGuide tem uma rotina de calibração inicial, que consiste em dois passos.
Consulte o nosso artigo/vídeo de instruções para saber como emparelhar o sensor.
O sensor para automaticamente de funcionar e deixa de enviar dados após o tempo de utilização de 14 dias. A aplicação Accu-Chek SmartGuide pode notificá-lo 24h e 2h antes do sensor expirar, para que possa aplicar um novo.
Consulte o artigo/ vídeo de instruções para saber como inserir o sensor no Centro de Aprendizagem de MCG.
Se a sua sensação não coincidir com os valores da MCG, verifique a sua glicemia utilizando um aparelho de medição de glicemia exato.
Também pode mudar o sensor e/ou contactar o seu profissional de saúde caso tenha dúvidas quanto ao funcionamento correto do sensor.
Pode também contactar a nossa equipa de apoio ao clientes através do contacto telefónico 800119642 ou email [email protected]
Para verificar se o sensor de MCG fornece resultados corretos, verifique a sua glicemia utilizando um aparelho de medição de glicemia exato, numa altura em que a glicose não se altere rapidamente. Para garantir que o sensor está a funcionar corretamente, calibre-o apenas em alturas de valores de glicose estáveis e lave as mãos antes de recolher a amostra de sangue da ponta do dedo.
Elimine o sensor como material potencialmente infecioso, de acordo com os regulamentos locais. Para obter as informações sobre como eliminar corretamente os componentes usados, entre em contacto com o seu município ou autoridade local.
Os outros componentes da embalagem podem ser eliminados no lixo doméstico. A caixa danificada de um aplicador ou a agulha exposta de um sensor podem provocar lesões. Elimine os objetos cortantes de acordo com os regulamentos locais. Certifique-se que os objetos cortantes não provocam lesões no utilizador ou noutras pessoas.
1. Comece por retirar o adesivo existente no lado plano do sensor de MCG.
2. Inspecione a parte de trás do sensor: Certifique-se de que o filamento do sensor foi totalmente removido do local de inserção depois de o retirar.
Verifique o local de inserção com o dedo ou visualmente. Se o filamento permanecer na pele ou se sentir desconforto no local de aplicação (por exemplo, dor, inchaço ou rubor) contacte o seu profissional de saúde.
Para mais informações sobre como remover o sensor, por favor, consulte o artigo/ vídeo no Centro de Aprendizagem MCG.
Condições de conservação do sensor na embalagem não aberta:
• Intervalo de temperatura: 2 a 27 °C
• Intervalo de humidade: 10 a 90 % (sem condensação)
• Intervalo da pressão de ar: 549 a 1060 hPa
Se quiser nadar, pode manter o sensor no seu corpo. O sensor Accu-Chek SmartGuide pode ser submerso até 60 minutos a uma profundidade de até 1 m. No entanto, o adesivo pode soltar-se mais facilmente na água, pelo que, em algumas situações particulares, pode ser recomendado um adesivo à prova de agua.
Caso planeie passar algum tempo a grande altitude, tenha presente que o sensor Accu-Chek SmartGuide só tem garantia de funcionamento até uma altitude de 3000 metros. Esclareça também a altitude permitida para o aparelho de medição da glicemia que levará consigo.
Não se esqueça de que a atividade física tem um efeito nos valores de glicose, pelo que convém verificar regularmente o seu valor atual na aplicação, em caso de dúvidas.
No aeroporto, pode manter o sensor Accu-Chek SmartGuide no corpo para passar pelos scanners corporais. Tenha sempre à mão os seus atestados médicos, caso seja solicitado. Os sensores de reserva que leva no interior da bagagem também podem passar nos controlos do aeroporto.
O seu sensor comunica com o seu smartphone através da tecnologia Bluetooth de baixo consumo de energia. Na maioria dos aviões, a utilização de dispositivos com conetividade Bluetooth ativa é agora oficialmente permitida. No entanto, para estar seguro, informe-se antecipadamente junto da companhia aérea para saber até que ponto é permitida a utilização do smartphone durante o voo. Durante o voo, o smartphone deve ser colocado em modo de voo.
Quando ativa o modo de voo no smartphone, o Bluetooth pode também desligar-se automaticamente
(consoante o modelo do smartphone). Nesse caso, embora o modo de voo esteja ativo, para restabelecer a comunicação, siga os passos que se seguem para ativar a comunicação por Bluetooth entre o seu sensor e o seu smartphone:
- Dispositivos iOS:
1. Abra o Centro de controlo.
2. Para ativar a comunicação, toque no ícone de comunicação por tecnologia sem fios Bluetooth.
- Dispositivos Android:
1. Abra as definições rápidas deslizando o dedo para baixo a partir da parte superior do ecrã.
2. Para ativar a comunicação, toque no ícone de comunicação por tecnologia sem fios Bluetooth.
Mudança de fusos horários:
Se viajar para um fuso horário diferente, a hora no seu smartphone ajusta-se à hora local (assim que desativar o modo de voo quando viajar de avião). A aplicação Accu-Chek SmartGuide também adota a hora local para todos os valores da MCG apresentados, pelo que não há sobreposição ou duplicação de valores da MCG. Isto é possível porque os valores são armazenados em segundo plano num tempo universal (UTC) e são automaticamente ajustados ao fuso horário em que se encontra.
Sim, pode utilizar a solução de MCG Accu-Chek SmartGuide enquanto estiver em viagem. Lembre-se de levar um cabo de carregamento e/ou uma power bank para garantir que tem sempre bateria no seu smartphone, especialmente durante uma viagem longa. Leve o seu aparelho de medição da glicemia para calibração e como reserva.
Aplicação Accu-Chek SmartGuide
A aplicação Accu-Chek SmartGuide monitoriza continuamente os seus valores de glicose em tempo real a partir do sensor Accu-Chek SmartGuide e apresenta as informações no seu smartphone ou smartwatch. A aplicação recebe, armazena e processa os seus dados de MCG, através da conetividade Bluetooth de baixo consumo. Pode personalizar as suas definições e alarmes de glicose.
Aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict
A aplicação Accu-Chek Predict recolhe e utiliza informações do sensor Accu-Chek SmartGuide.
A aplicação melhora o conjunto de funcionalidades da aplicação Accu-Chek SmartGuide apresentando-lhe uma estimativa dos valores de glicose futuros e permite-lhe definir lembretes quando são apresentadas determinadas tendências de padrão.
Pode alternar facilmente entre as aplicações utilizando um botão de alternância da aplicação, disponível em ambas as aplicações, localizado na parte superior direita do seu smartphone.
A cada 5 minutos, o sensor de MCG envia os valores de glicose para a aplicação Accu-Chek SmartGuide. A aplicação comunica com o sensor através da tecnologia Bluetooth® de baixo consumo de energia. Cada sensor tem um tempo de utilização de até 14 dias e requer uma calibração utilizando um aparelho de medição da glicemia. A aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict adiciona funcionalidades, recolhendo e utilizando os dados da aplicação Accu-Chek SmartGuide para calcular predições de glicose e para detatar padrões de glicose.
Sim, a solução de MCG Accu-Chek SmartGuide pode ser utilizada durante a gravidez, caso seja indicado pelo seu médico. Nesta situação siga sempre o aconselhamento da sua equipa de saude.
Sensor Accu-Chek SmartGuide
- Adultos, idade igual ou superior a 18 anos
- Pessoa com diabetes
Aplicação Accu-Chek SmartGuide
-Adultos, idade igual ou superior a 18 anos
-Pessoa com diabetes
-Cuidadores de pessoas com diabetes
Aplicação Accu-Chek SmartGuide Predict
-Adultos, idade igual ou superior a 18 anos
-Pessoa com diabetes
O sensor para automaticamente de funcionar e deixa de enviar dados após o tempo de utilização de 14 dias. A aplicação Accu-Chek SmartGuide pode notificá-lo 24h e 2h antes do sensor expirar, para que possa aplicar um novo.
Embora a monitorização da glicemia capilar (picada no dedo) e a MCG (Monitorização contínua da glicose) forneçam informações sobre os seus valores de glicose, existem algumas diferenças importantes:
Frequência de medição
A frequência de obtenção de valores de glicose é diferente entre a utilização de uma de uma medição da glicemia capilar e uma MCG. Ao utilizar uma monitorização através de medição de glicemia capilar, pode avaliar os seus valores de glicemia várias vezes por dia, normalmente antes das refeições e à hora de dormir, em função do seu tipo de diabetes e medicação.
Com a MCG, o seu valor de glicose é medido continuamente. Os valores de glicose medidos pelo sensor aplicado no seu braço são transmitidos a cada 5 minutos e combinados para criar uma curva da glicose. Obtém uma perspetiva completa dos seus valores de glicose durante o tempo que tiver o sensor colocado.
Medição dos valores de glicose no sangue vs. líquido intersticial
A medição da glicemia capilar e a MCG também diferem no local onde os valores de glicose são medidos.
A medição da glicemia capilar mede o valor de glicose no sangue capilar retirado na ponta dos dedos (ou por vezes noutros locais, como a palma da mão). O sensor da solução de MCG é colocado na pele, mais especificamente, na camada de gordura por baixo da pele (tecido adiposo subcutâneo). Neste caso, o seu valor de glicose é medido no líquido existente entre as células (líquido intersticial e não no sangue).
Obtenha documentação útil do produto.
Veja e descarregue os recursos de que necessita.
<div class="text-center"> <div class="h2">Resolução de Problemas do Produto</div> <p><strong>A aplicação utiliza diferentes tipos de notificações para o informar sobre o estado do seu sensor, erros ou manutenção iminente. Por favor, encontre informações sobre todos os tipos de notificações abaixo.</strong></p> </div>
O seu sensor de MCG deixará de funcionar dentro de 2 horas. Aplique um novo sensor de MCG em breve!
O seu sensor de MCG tem de ser substituído dentro de 24 horas. Aplique um novo sensor de MCG antes de o seu sensor atual expirar.
Para utilizar esta aplicação, certifique-se de que o seu dispositivo móvel está ligado à Internet.
Não foi possível prever a sua glicose quando tentou calcular o seu risco. Volte mais tarde.
Esta aplicação não pode prever glicose baixa quando o valor de glicose já está baixo. Considere comer ou beber algo açucarado conforme recomendado pelo seu profissional de saúde. (Este valor é apenas um exemplo. O seu limite de glicose baixa poderá ser diferente.)
Esta mensagem aparece se o cartão Predição de glicose ou Predição de glicose baixa indicar que está previsto que o seu valor de glicose vai ficar abaixo de 70 mg/dL.
(Este valor é apenas um exemplo. O seu limite de glicose baixa poderá ser diferente.)
Se foi introduzida no diário da aplicação Accu-Chek SmartGuide uma entrada de hidratos de carbono ou de insulina, nesse caso esta aplicação necessita de 20 minutos para analisar as novas entradas e recalcular a sua probabilidade de ter glicose baixa durante a noite.
Certifique-se de que usa o sensor de MCG durante pelo menos 1 dia. Precisamos de pelo menos 1 dia de dados para prever a sua probabilidade de ter glicose baixa durante a noite.
Ainda é demasiado cedo para calcular se pode ter glicose baixa à noite. Terá de voltar a verificar entre as 21:00 h e as 02:00 h.
A funcionalidade Predição de glicose baixa noturna apenas funciona durante este período de tempo.
O nosso serviço poderá não estar disponível. Se Tentar novamente não funcionar, aguarde alguns minutos.
Se continuar a receber este erro, contacte a assistência a clientes.
Não podemos prever a sua glicose. Volte mais tarde. Se continuar a receber este erro, contacte a assistência a clientes.
Não podemos fornecer uma predição enquanto o seu valor de glicose estiver baixo. Para aumentar o valor de glicose para um nível acima de 70 mg/dL, considere comer ou beber algo açucarado conforme recomendado pelo seu profissional de saúde.
(Este valor é apenas um exemplo. O seu limite de glicose baixa poderá ser diferente.)
Aguarde até ter 1 hora de dados para que apareça a predição da sua glicose.
A aplicação descobriu uma calibração inesperada no sensor. Confirme que executou esta calibração.
Calibre o seu sensor 12h após a sua inserção. Para que se mantenha em Modo Terapia calibre novamente entre 30min a 3h depois da calibração inicial.
Utilize estes valores como referência geral. Se pretender utilizar os valores para tomar decisões terapêuticas, tais como a dosagem de insulinas, complete o esquema de calibração.
(Quando o sensor está em Modo de terapia): Coma ou beba imediatamente hidratos de carbono de absorção rápida, de acordo com o recomendado pelo seu profissional de saúde.
(Quando o sensor está em Modo de tendência): Confirme o seu valor de glicose atual com o seu aparelho de medição da glicemia. Se o valor ainda estiver muito baixo, coma ou beba imediatamente hidratos de carbono de absorção rápida, de acordo com o recomendado pelo seu profissional de saúde.
(Quando o sensor está em Modo de terapia): Trate a glicemia elevada de acordo com o recomendado pelo profissional de saúde.
(Quando o sensor está em Modo de tendência): Confirme o seu valor de glicose atual com o seu aparelho de medição da glicemia. Se o valor ainda estiver muito alto, trate a glicemia elevada de acordo com o recomendado pelo seu profissional de saúde.
(Quando o sensor está em Modo de terapia): Considere comer ou beber hidratos de carbono de absorção rápida, de acordo com o recomendado pelo profissional de saúde.
(Quando o sensor está em Modo de tendência): Confirme o seu valor de glicose atual com o seu aparelho de medição da glicemia. Se o valor ainda estiver baixo, considere comer ou beber hidratos de carbono de absorção rápida, de acordo com o recomendado pelo profissional de saúde.
Retire o sensor de MCG usado. Aplique um novo sensor e toque em Emparelhar novo sensor.
Para ter a melhor experiência possível, tem de efetuar o início de sessão na sua conta Accu-Chek.
A aplicação não está a receber dados do sensor de MCG porque a temperatura do sensor é demasiado alta. Desloque-se para um ambiente mais frio.
A aplicação não está a receber dados do sensor de MCG porque a temperatura do sensor é demasiado baixa. Desloque-se para um ambiente mais quente.
A aplicação não consegue comunicar com o seu sensor de MCG. Certifique-se de que o Bluetooth está ativado e que o seu dispositivo móvel está próximo.
A aplicação não está a receber dados do sensor de MCG. Abra a aplicação e mantenha-a aberta para voltar a receber valores de glicose e notificações.
Retire o sensor de MCG usado. Aplique um novo sensor e toque em Emparelhar novo sensor.
Retire o sensor de MCG usado. Aplique um novo sensor e toque em Emparelhar novo sensor
A aplicação descobriu uma calibração inesperada no sensor. Confirme que executou esta calibração.
Para mais informações, consulte o capítulo Calibração do seu sensor no Manual de utilização.
A calibração está indisponível. Isto pode dever-se a alterações rápidas na sua glicose ou da temperatura do sensor. Tente novamente mais tarde.
(Antes da primeira calibração e até 3 horas após a primeira calibração): Calibre o seu sensor se pretender utilizar valores da MCG para tomar decisões terapêuticas, tais como a dosagem de insulinas.
(30 minutos após a primeira calibração): Calibre o seu sensor para manter o seu sensor em Modo de terapia
Feche e volte a abrir a aplicação. Se o erro persistir, contacte a assistência a clientes. A aplicação poderá ter sido modificada. Por razões de segurança e de privacidade, elimine a aplicação e volte a instalá-la a partir da App store.
Dispositivo com acesso root. Por razões de segurança e privacidade não poderá utilizar a aplicação neste telemóvel.
Dispositivo com jailbreak. Por razões de segurança e privacidade não poderá utilizar a aplicação neste telemóvel.
Apoio ao Cliente
- a aplicação
® SmartGuide Predict prevê o a evolução estimada da glicose nas próximas 2 horas ("Predição de glicose"), o risco elevado estimado de glicose baixa nos próximos 30 minutos ("Predição de glicose baixa") e o risco estimado de uma hipoglicemia noturna nas próximas 7 horas ("Predição de glicose baixa noturna", ativa entre as 21:00 e as 2:00).Accu-Chek - Estudo de simulação, data on file, Roche Diabetes Care GmbH, 2025
MC-PT-01340 - Dezembro 2025
Accu-Chek® SmartGuide é um dispositivo médico, que se destina à monitorização contínua da glicose (dispositivo de MCG), em tempo real, dos níveis de glicose no líquido intersticial subcutâneo, para utilização em pessoas com diabetes mellitus adultas. O sensor deve ser utilizado em combinação com a aplicação Accu-Chek® SmartGuide app.
Aplicação Accu-Chek® SmartGuide app é um dispositivo médico, que se destina à monitorização contínua da glicose (aplicação de MCG), para registar continuamente os valores de glicose em tempo real medidos pelo sensor de um dispositivo conectado, para utilização em pessoas com diabetes mellitus adultas.
A Aplicação Accu-Chek® SmartGuide predict app é um dispositivo médico que se destina a ser utilizada como auxiliar na gestão diária da diabetes, que analisa dados de monitorização contínua da glicose (MCG) anteriormente obtidos a partir de um sistema de monitorização contínua da glicose (MCG) conectado, e apresenta uma predição de valores de MCG futuros. É uma aplicação complementar da aplicação Accu-Chek® SmartGuide app, para utilização em pessoas com diabetes mellitus adultas.
O sensor e as aplicações não se destinam a ser utilizados no diagnóstico da diabetes mellitus. Código do Organismo Notificado: 0123.
Aconselhamos a ler cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização antes de utilizar o dispositivo médico. Em caso de dúvida consulte o seu médico ou farmacêutico.