Sensor Accu-Chek® SmartGuide
1. Comece por retirar o adesivo existente no lado plano do sensor de MCG.
2. Inspecione a parte de trás do sensor: Certifique-se de que o filamento do sensor foi totalmente removido do local de inserção depois de o retirar.
Verifique o local de inserção com o dedo ou visualmente. Se o filamento permanecer na pele ou se sentir desconforto no local de aplicação (por exemplo, dor, inchaço ou rubor) contacte o seu profissional de saúde.
Para mais informações sobre como remover o sensor, por favor, consulte o artigo/ vídeo no Centro de Aprendizagem MCG.
Elimine o sensor como material potencialmente infecioso, de acordo com os regulamentos locais. Para obter as informações sobre como eliminar corretamente os componentes usados, entre em contacto com o seu município ou autoridade local.
Os outros componentes da embalagem podem ser eliminados no lixo doméstico. A caixa danificada de um aplicador ou a agulha exposta de um sensor podem provocar lesões. Elimine os objetos cortantes de acordo com os regulamentos locais. Certifique-se que os objetos cortantes não provocam lesões no utilizador ou noutras pessoas.
Para verificar se o sensor de MCG fornece resultados corretos, verifique a sua glicemia utilizando um aparelho de medição de glicemia exato, numa altura em que a glicose não se altere rapidamente. Para garantir que o sensor está a funcionar corretamente, calibre-o apenas em alturas de valores de glicose estáveis e lave as mãos antes de recolher a amostra de sangue da ponta do dedo.
Se a sua sensação não coincidir com os valores da MCG, verifique a sua glicemia utilizando um aparelho de medição de glicemia exato.
Também pode mudar o sensor e/ou contactar o seu profissional de saúde caso tenha dúvidas quanto ao funcionamento correto do sensor.
Pode também contactar a nossa equipa de apoio ao clientes através do contacto telefónico 800119642 ou email [email protected]
O sensor necessita de uma calibração para poder fornecer as leituras mais exatas possíveis:
Um sensor não calibrado estará em Modo de tendência. Pode ver valores da MCG, mas não deve utilizá-los para tomar decisões terapêuticas.
Um sensor calibrado estará em Modo de terapia. Pode utilizar os valores confirmados para tomar decisões (p. ex., doseamento da insulina).
O modo do sensor aparece por baixo do valor da MCG no ecrã inicial.
Aplique o sensor na parte de trás do seu braço. Consulte o folheto informativo para obter uma imagem do local de inserção correto.
Consulte o artigo/ vídeo de instruções para saber como inserir o sensor no Centro de Aprendizagem de MCG.
Sim, o sensor está protegido contra os efeitos da imersão temporária em água, a uma profundidade de até 1 metro durante um máximo de 60 minutos (IP28).
Não, o sensor tem de ser removido antes de entrar em zonas de tratamento médico com equipamento médico elétrico de alta potência, por exemplo, equipamento de imagiologia por ressonância magnética, tomografia computorizada (TAC), Raio-X, radioterapia ou diatermia.
No entanto, pode ter o sensor colocado para os scanners corporais utilizados no aeroporto.
O sensor para automaticamente de funcionar e deixa de enviar dados após o tempo de utilização de 14 dias. A aplicação Accu-Chek SmartGuide pode notificá-lo 24h e 2h antes do sensor expirar, para que possa aplicar um novo.
Não pode reutilizar o sensor e o adesivo. Os sensores e os adesivos são de utilização única.
Consulte o nosso artigo/vídeo de instruções para saber como emparelhar o sensor.
Sim, o sensor Accu-Chek SmartGuide tem uma rotina de calibração inicial, que consiste em dois passos.
A rotina de calibração consiste em dois passos:
Após um tempo de aquecimento de 1 hora, o sensor fica em Modo de tendência e envia, a cada 5 minutos, valores da MCG para a aplicação. Os valores obtidos em modo tendência não devem ser utilizados para tomar decisões terapêuticas, como a dosagem de insulina. 12 horas depois da inserção do sensor, a aplicação solicita-lhe que efetue uma calibração.
Passo 1: Execute um teste de glicemia e introduza o valor de glicose na aplicação. O sensor passa para o Modo de terapia. Os valores da MCG podem agora ser utilizados para tomar decisões terapêuticas, como a dosagem de insulina.
Passo 2: Passados 30 minutos a 3 horas, execute um teste de glicemia e introduza o valor de glicose na aplicação. Isto destina-se a confirmar a primeira medição. Nota: Se o passo 2 não for efetuado, o sensor volta para o Modo de tendência.
A rotina de calibração é concluída para o sensor.
Para calibrar o seu sensor:
- Teste a sua a glicemia com o seu aparelho de medição da glicemia, de acordo com as instruções do fabricante.
- Toque no ecrã inicial da aplicação Accu-Chek SmartGuide em Calibrar agora.
- Introduza no ecrã o valor de glicose obtido com o seu aparelho de medição da glicemia no ecrã Calibração. O valor de glicose deve ser introduzido, no máximo, até 3 minutos após a realização do teste.
- Toque em Guardar.
- Certifique-se de que introduziu na aplicação o mesmo valor de glicose que foi indicado no seu aparelho de medição da glicemia e toque em Confirmar.
As medições de glicose do sensor são mais exatas, se a calibração for efetuada quando o nível de glicemia estiver relativamente estável.
Não efetue uma calibração pouco tempo depois de uma refeição, depois da administração de insulina ou a seguir a atividade física e evite ambientes com temperaturas muito altas ou muito baixas, ou com mudanças rápidas de temperatura.
Se tiver introduzido por engano um valor incorreto, toque em Cancelar e introduza o valor correto.
Após estes passos sensor está calibrado.
Existem dois modos de valores da MCG: Modo de tendência e Modo de terapia. O modo em que o sensor se encontra num determinado momento é indicado imediatamente abaixo do valor da MCG no Ecrã inicial.
Quando o sensor está em Modo de tendência, aplica-se o seguinte:
• Os valores da MCG não devem ser utilizados para tomar decisões terapêuticas, como a dosagem de insulina.
• Os valores da MCG podem ser utilizados apenas para ver as tendências e como referência geral.
• Para tomar decisões terapêuticas, como a dosagem de insulina, teste a sua glicemia com o seu aparelho de medição da glicemia.
Quando o sensor está em Modo de terapia, aplica-se o seguinte:
• Os valores da MCG podem ser utilizados para tomar decisões terapêuticas, tais como a dosagem de insulina.
A MARD (diferença média absoluta relativa) geral do sensor Accu-Chek SmartGuide é de 9,2%.
Para mais informações, consulte o capítulo “Dados técnicos” no Manual de utilização.
O sensor tem um diâmetro de 33,3 mm sem o adesivo. A parte do sensor que fica sob a pele tem aproximadamente 6 mm.
Outras categorias
Veja outras categorias de perguntas frequentes carregando nos nomes das categorias abaixo.
MC-PT-01232 - Dezembro 2025
Accu-Chek® SmartGuide é um dispositivo médico, que se destina à monitorização contínua da glicose (dispositivo de MCG), em tempo real, dos níveis de glicose no líquido intersticial subcutâneo, para utilização em pessoas com diabetes mellitus adultas. O sensor deve ser utilizado em combinação com a aplicação Accu-Chek® SmartGuide app.
Aplicação Accu-Chek® SmartGuide app é um dispositivo médico, que se destina à monitorização contínua da glicose (aplicação de MCG), para registar continuamente os valores de glicose em tempo real medidos pelo sensor de um dispositivo conectado, para utilização em pessoas com diabetes mellitus adultas.
A Aplicação Accu-Chek® SmartGuide predict app é um dispositivo médico que se destina a ser utilizada como auxiliar na gestão diária da diabetes, que analisa dados de monitorização contínua da glicose (MCG) anteriormente obtidos a partir de um sistema de monitorização contínua da glicose (MCG) conectado, e apresenta uma predição de valores de MCG futuros. É uma aplicação complementar da aplicação Accu-Chek® SmartGuide app, para utilização em pessoas com diabetes mellitus adultas.
O sensor e as aplicações não se destinam a ser utilizados no diagnóstico da diabetes mellitus. Código do Organismo Notificado: 0123.
Aconselhamos a ler cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização antes de utilizar o dispositivo médico. Em caso de dúvida consulte o seu médico ou farmacêutico.