7 dicas para a gestão da glicemia
hamburger overlay

7 dicas para a gestão da glicemia

 

A gestão de manter a glicemia dentro do intervalo-alvo pode ser desafiante quando vivemos com diabetes. Existem múltiplos fatores que podem influenciar a glicemia a subir ou a cair e cada pessoa tem provavelmente um reação única a estes fatores. Deixamos aqui 7 dicas para o ajudar a gerir melhor os seus valores de glicemia.

  1. Prioritizar os hidratos de carbono saudaveis

Viver com a diabetes involve uma relação complexa com os hidratos de carbono. Estes são uma das fontes principais de energia na sua dieta e, ainda assim, não os ingerir na proporção certa pode causar hiperglicemias ou hipoglicemias. Hidratos de carbono simples como massa e pão branco podem causar subidas súbitas na sua glicemia. Experimente escolher hidratos de carbono complexos e ricos em fibras, como por exemplo pão integral, cereais ou lentilhas. Este tipo de alimentos provocam uma libertação lenta do açúcar no sangue podendo garantir que os seus valores de glicemia não subam imediatamente após comê-los.

  1. Corte no açúcar

Alimentos e bebidas com alto teor de açúcar (outro género de hidratos de carbono simples) não só são mais calóricos como também podem aumentar significativamente a sua glicemia. Troque as bebidas enlatadas por água com infusão de limão, pepino e bagas, ou chá verde. Aproveite ainda para experimentar sobremesas mais saudáveis, como um iogurte com pouco açúcar polvilhado com bagas. É cheio de sabor e baixo em açúcar.

  1. Monitorize, monitorize, monitorize

Uma monitorização estruturada que o permita atuar nas alturas certas pode ser a primeira linha de defesa contra os valores fora do alvo. A longo do dia, a monitorização estruturada pode ajudá-lo a estar dentro do intervalo-alvo, planear as suas refeições ou atividades e descobrir a dose indicada de medicação que necessita. Se estiver à procura de maneiras para gerir melhor a sua monitorização, pode experimentar, por exemplo, aplicações móveis para a gestão da diabetes.

  1. Tente gerir o stress

O stress pode ser um fator significativo no aumento da sua glicemia. Quando estamos emocionalmente stressados, o nosso corpo liberta várias hormonas, incluindo adrenalina, para que tenha açúcar ou energia suficiente para lidar com uma situação de perigo. Um aumento da glicemia pode acontecer nos momentos a seguir. Passar algum tempo ao ar livre, caminhar, meditar, praticar mindfulness ou jardinagem podem ajudar a reduzir o stress e, por consequência, os valores de glicemia. Aumentará ainda a sensação de bem-estar em momentos difíceis.  

  1. Faça exercício físico com regularidade

O exercício físico ajuda a diminuir a glicemia, aumentando a sensibilidade à insulina e a absorção de glicose nos músculos. Estes efeitos podem durar até 24 horas ou mais! A longo prazo, o exercício pode diminuir os níveis médios de glicemia – o que poderá ser refletido nos seus resultados de HbA1c.

Se toma insulina ou algum fármaco semelhante, certifique-se de ajustar a ingestão de hidratos de carbono ou a dose de insulina mediante o exercício físico que irá fazere verifique os seus valores de glicemia antes do treino. Poderá desta forma evitar uma hipoglicemia.

  1. Tome cuidados extra quando estiver doente

Quando estamos doentes, o nosso corpo produz mais glicose para combater as infeções. Para pessoas com diabetes, tal poderá resultar em sintomas adicionais. Esteja atento à sua sede, frequência com que urina e desidratação no geral. Beba bastantes líquidos, tente comer snacks se não conseguir comer uma refeição completa e verifique a sua glicemia a cada quatro horas para detetar sinais de hiperglicemia. Se precisar de ir ao hospital, é importante que a equipa médica saiba sobre a sua diabetes.

  1. Planeie a ingestão de bebidas alcoólicas

O álcool reduz os níveis de açúcar no sangue, reduzindo a produção de glicose no fígado. Se gosta de tomar um copo ocasionalmente, lembre-se de que o álcool juntamente com a insulina pode aumentar o risco de ter uma hipoglicémia durante as próximas 24 horas. Evite beber de estômago vazio e beba um copo de água antes de ir para a cama. Se estiver a festejar fora de casa, verifique que está a usar uma identificação médica e que alguém que conhece sabe lidar com um situação de hipoglicemia. Tome nota que algumas bebidas, como as cervejas e sidras têm mais hidratos de carbono quando comparadas às bebidas espirituosas e ao vinho.

https://www.diabetes.org.uk/guide-to-diabetes/complications/hypos
https://www.nhs.uk/conditions/high-blood-sugar-hyperglycaemia/
https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/healthy-eating-for-blood-sugar-control
https://www.diabetes.org.uk/guide-to-diabetes/enjoy-food/carbohydrates-and-diabetes
https://www.diabetes.org.uk/Guide-to-diabetes/Enjoy-food/Eating-with-diabetes/What-is-a-healthy-balanced-diet
https://dtc.ucsf.edu/types-of-diabetes/type2/understanding-type-2-diabetes/how-the-body-processes-sugar/blood-sugar-stress/
http://www.diabetes.org/food-and-fitness/fitness/get-started-safely/blood-glucose-control-and-exercise.html
https://www.diabetes.org.uk/guide-to-diabetes/life-with-diabetes/illness
https://www.diabetes.org.uk/guide-to-diabetes/enjoy-food/what-to-drink-with-diabetes/alcohol-and-diabetes

Artigo postado originalmente no site: www.accu-chek.co.uk

As visões expressas no blogue Accu-Chek não são necessariamente as mesmas da Roche Diabetes Care ou dos nossos editores. Este conteudo serve apenas o propósito de difundir informação geral. Deverá sempre obter aconselhamento profissional ou especializado antes de tomar ou abster-se de qualquer ação com base no conteúdo. Embora façamos os esforços razoáveis para garantir que o conteúdo está atualizado, não damos garantias, explícitas ou implícitas, de que o conteúdo seja preciso, completo e atualizado.