Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Ajuste adequado da terapia de insulina compatível com o seu dia

As bombas atuais de insulina podem fornecer insulina de modo semelhante ao que um pâncreas saudável faria. Com definições preparadas para longas e agradáveis refeições e para picos de atividade física, pode dar ao seu corpo a insulina que precisa. Pensa que está preparado? Fale com o seu prestador de cuidados de saúde ou com o seu especialista em diabetes sobre como colocar esta tecnologia a trabalhar para si.

  • Doses basais precisas de hora a hora. Trata-se de uma dose contínua de insulina, porém, pode trabalhar com o seu profissional de saúde e regular a sua dose habitual para se ir alterando durante o dia e noite. Por exemplo, pode aumentar a sua dose basal matinal para neutralizar um pico hormonal ou reduzir a dose da tarde quando precisa de menos insulina. Pode ainda programar diferentes perfis para os dias de trabalho e os dias de folga quando o seu nível de atividade se altera.1
  • Doses basais temporárias. Quando se encontra mais ativo, precisa de menos insulina. Sente-se doente? Pode precisar de mais. Programar doses basais temporárias permite-lhe aumentar ou diminuir a sua insulina durante um período de tempo que coincida exatamente com os seus planos ou com os que não tenha planeado. Por exemplo, no decorrer de uma longa caminhada a sua insulina pode descer 20% ou 50%, em relação ao seu nível normal, durante algumas horas de modo a que a glicose do seu sangue não desça em demasia.
  • Bólus prolongado. Em vez de uma dose predefinida de insulina aplicada de uma só vez, baseada nos alimentos que está prestes a ingerir, um bólus prolongado espalha a insulina de refeições extra durante um maior período de tempo. Celebra-se um casamento na família? Está a planear um city tour gastronómico com os amigos? Um bólus prolongado de 4 ou 5 horas poderá ser a melhor escolha para uma refeição longa.
  • Combinação de bólus predefinidos e prolongados: bólus multionda. Esta opção aplica um bólus rápido seguido de uma libertação constante e lenta de insulina. Esta pode ser a opção ideal face a uma refeição de alto teor de proteína e gordura, podendo o seu corpo necessitar de mais tempo para digerir os hidratos de carbono.

Saber como adaptar as várias opções basais e de bólus às suas necessidades pessoais é uma das maiores vantagens do uso de uma bomba de insulina e um excelente modo de manter um controlo preciso da sua glicose, dando-lhe liberdade para disfrutar o que quer que a vida lhe traga.

Os valores basais podem alterar ao longo do dia

Definindo as necessidades naturais de insulina, é provável que, durante um período de 24 horas, os valores basais aumentem ou diminuam.

Opções de bólus

A dose predefinida, prolongada ou multionda de bólus permite-lhe uma dosagem precisa e adequada às necessidades do seu corpo.