Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Comer de maneira saudável com Diabetes

Você não precisa de sacrificar os limites do seu nível de glicemia para poder apreciar os seus pratos favoritos. Aqui pode saber como fazer refeições saudáveis com #diabetes, quer esteja a cozinhar em casa ou a comer num restaurante.

Os hidratos de carbono e a sua glicemia

Os hidratos de carbono são açúcares. São quebrados no corpo e criam a glicose, uma fonte essencial de energia. Contar os hidratos de carbono após cada refeição e ajustar a dose de insulina correspondente pode ser crucial para manter o seu nível de glicemia perto dos valores normais.1 Permite-lhe ainda ingerir uma quantidade mais diversificada de alimentos. Aliás, a sua dieta permite-lhe ingerir qualquer tipo de alimentos, desde que consumidos com moderação, não tendo que abdicar da comida que adora.

Os super alimentos da diabetes

Muitos alimentos estão na sua lista de alimentos saudáveis, mas os que se seguem são extra saudáveis porque contêm um baixo nível glicémico ou de hidratos de carbono líquidos, ajudando na estabilização da sua glicemia.2

  1. O feijão dá-lhe a fibra que necessita em apenas ½ chávena, sendo a mesma quantidade de proteína que 28 gramas de carne. E ainda são uma óptima fonte de magnésio e potássio.
  2. Os vegetais de folhas verdes escuras dão-lhe uma poderosa dose de fibra, proteína, vitaminas e minerais, sendo quase isentos de calorias ou hidratos de carbono.
  3. As frutas cítricas são conhecidas pelas suas quantidades generosas de vitamina C e fibra.
  4. A batata-doce dá-lhe fibras, antioxidantes e vitamina A sendo mais saudável que a batata branca.  
  5. As bagas são ricas em antioxidantes, fibras e vitaminas.
  6. Os tomates, tal como os citrinos, têm um baixo valor de hidratos de carbono e uma excelente fonte de vitamina C, E e ferro.    
  7. O Salmão, ou qualquer outro peixe rico em omega-3, pode ajudar a diminuir os triglicerídeos, a pressão arterial e a reduzir inflamações. Trata-se de uma das “gorduras boas”.     
  8. Os grãos integrais são completos em ácido fólico, omega-3, magnésio, cromo, fibra e potássio, tudo elementos que o pão branco perde no momento da sua produção.
  9. Os frutos secos crus podem ser um excelente lanche, uma vez que são ricos em gorduras e fibras saudáveis.
  10. Os lacticínios magros ingeridos diariamente são uma importante fonte de vitamina D. O iogurte natural sem açúcar tem o benefício de conter bactérias pro-bióticas que mantém os seus intestinos e o seu sistema imunitário saudáveis.

Como é que um medidor de glicemia pode ajudar

Ao controlar a sua própria glicemia, pode proceder a alterações na sua dieta ou na dose de insulina que toma. O medidor Accu-Chek Aviva Expert, tem inserido o aconselhamento de bólus que calcula a sua dose de insulina baseada nos últimos resultados do teste de glicemia e no valor dos hidratos de carbono que vai ingerir. Esta tecnologia permite-lhe disfrutar da sua refeição sem se preocupar com a matemática. Ao longo do tempo, vai criar os seus próprios hábitos saudáveis, manter-se dentro dos limites e diminuir o seu risco de, no futuro, desenvolver outros problemas de saúde.

 

1International Diabetes Federation. Diabetes education module 2.2b, 2011: Nutrition Part 2 Recommendations. Disponível em: http://www.idf.org/education/resources/modules-2011/download Consultado a 30 de Junho de 2015.

2 American Diabetes Association. Diabetes Superfoods.  Disponível em: http://www.diabetes.org/food-and-fitness/food/what-can-i-eat/making-healthy-food-choices/diabetes-superfoods.html Consultado a 30 de Junho de 2015.