Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Criar um círculo de apoio

Ninguém o consegue sozinho. Quer tenha diabetes ou seja um cuidador, o importante é ter algumas opções para o apoio emocional. Saber a quem pode recorrer com questões específicas tornará a sua vida mais fácil.

Encontre outras pessoas com diabetes

Quando tem diabetes ou quando enfrenta um diagnóstico tipo 1 ou tipo 2, poucas coisas são tão reconfortantes como falar com alguém que o entende. Se ainda não encontrou amigos ou algum membro da sua família com quem possa falar, procure um grupo de apoio a pessoas com diabetes mais próximo de si. O que tem a perder? Se não gostar de um grupo, procure outro no qual se sinta bem. Outra excelente maneira para encontrar outros que apoiem pessoas que têm amigos com diabetes é tornar-se voluntário ou juntar-se a eventos para angariação de fundos para grupos de diabéticos sem fins lucrativos.

Junte-se à COD

O COD é a Comunidade Online de Diabéticos, uma fonte de inspiração e apoio, tudo online. Existem várias opções: mensagens, grupos privados, imprensa social, blogs... as pessoas com diabetes estão online em qualquer parte do mundo. Pode procurar grupos privados em redes sociais como o Facebook.

Conheça a sua equipa de prestadores de cuidados de saúde

Já que trabalhou com os seus prestadores de cuidados de saúde, traçando um plano de controlo da diabetes, não deixe que todo o trabalho se torne inútil. Faça (e continue) consultas regulares com o seu médico e tenha um enfermeiro com o qual possa contactar sempre que tiver questões sobre a sua saúde.

Conte com a escola do seu filho

Se o seu filho ou filha tem diabetes, construa uma equipa de pessoas responsáveis. Questione o diretor da escola sobre a possibilidade de ter uma reunião com quem as pessoas que precisam compreender as necessidades do seu filho ou filha com diabetes – administrativos, enfermeiros, todos os professores, treinadores e mesmo com quem efetua o transporte ou responsáveis pelas visitas de estudo. O projecto Miúdos e Diabetes na escola (The Kids and Diabetes in Schools - KiDS) é uma ferramenta preciosa para criar um ambiente de apoio na escola. Faça o download de informações , que está dividido em secções para professores, pais de crianças com diabetes, de crianças com diabetes e para pais em geral. Disponível em 8 línguas, é grátis e pode ser usado durante qualquer sessão educacional na escola.

Pode ainda obter do seu médico um claro entendimento sobre como o dia de escola deverá funcionar e garantir que a escola compreende quais os tratamentos diários necessários para a sua criança. A equipa de enfermagem da escola é o seu melhor amigo. Ela será o seu maior trunfo quando a escola for ensinada sobre como cuidar do seu filho. Acima de tudo, não se sinta desmotivado. Durante as primeiras semanas existem oscilações no processo de aprendizagem e isso é normal.

Eduque a sua família e os seus amigos

A educação das pessoas que o rodeiam é uma tarefa que vem com a diabetes. Pode sentir que não está a funcionar, mas continue a sua tarefa de educação explicando e sendo claro sobre o que realmente o ajuda (e aquilo que não). Com o tempo todos estarão em sintonia e, em caso de qualquer emergência, saberão o que fazer.

6 Grandes ensinamentos sobre a diabetes que pode dar a todas as pessoas

  1. Sim, pode comer tudo o que quiser.
  2. Nem toda a gente que tem diabetes tem excesso de peso.
  3. Sim, pode ficar rabugento quando o seu nível de glicemia desce.
  4. Existem 2 tipos de diabetes, e são tratados de modo diferente.
  5. Não há cura para a diabetes, só tratamento.
  6. O que podem fazer se tiver uma baixa de glicemia.