Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
hamburger overlay

Lidar emocionalmente com a diabetes:
7 dicas para os recém-diagnosticados

 

Ser diagnosticado com diabetes pode ser um choque. Pode até sentir alguma descrença e recusar-se a aceitar o diagnóstico. Esses sentimentos são comuns . Com o tempo, e depois de digerir todas as informações, irá aprender a viver com a sua diabetes.

Contudo, não há dúvida que estes primeiros dias depois do diagnóstico podem ser desafiantes. Aqui estão sete dicas para lidar com a diabetes caso tenha sido recentemente diagnosticado. Estas dicas poderão ajudá-lo a assumir o controlo e a criar uma perspetiva mais positiva.

 

  1. Trabalhe no caminho da aceitação

Muitos especialistas comparam as reações que as pessoas tem a um diagnóstico de diabetes com o luto. Pode passar por uma fase de negação, raiva ou tristeza antes de alcançar a aceitação. Dê a si mesmo algum tempo e vá com calma. Pode não conseguir lidar com todas as emoções sobre a sua diabetes neste momento, mas irá lá chegar!

  1. Fale com a sua equipa de profissionais de saúde

Conseguiu absorver toda a informação que a sua equipa de profissionais de saúde lhe deu após o seu diagnóstico? Provavelmente não. Não se preocupe em procurá-los para obter mais informações sobre as suas consultas, alterações no seu estilo de vida ou medicação necessária.  Ter o máximo de informação possível irá ajudá-lo a perceber a história completa da sua condição e pode ajudá-lo a sentir-se menos confuso e oprimido.

  1. Desenvolva o seu conhecimento

Da mesma forma, complementar os conselhos da sua equipa de profissionais de saúde com o conhecimento que pode adquirir em livros e websites de confiança poderá ajudá-lo a ter uma atitude mais consciente e fortalecida. Certifique-se apenas de verificar todas as recomendaçõs com um profissional de saúed antes de agir.

  1. Fale com outros

Não está sozinho. Numa primeira instância fale com a sua família e amigos próximos. Saber o que estes pensam e quais são as suas preocupações abertamente pode ajudá-lo. Os fóruns de saúde e comunidades online podem ser uma enorme revelação para os recém-diagnosticados – não poderá conhecer pessoas que já passaram pelas mesmas situações e emoções que enfrenta neste momento, como lhe poderão dar algumas dicas utéis. Se é mais uma pessoa de comunicar pessoalemnte, experimente procurar grupos locais.  

  1. Assuma o controlo

Um diário, um calendário ou uma aplicação para a monitorização da diabetes podem ajudá-lo a acompanhar os seus exames, teste diários, injeções ou rotinas alimentares e exercício físico – para além de o ajudarem a sentir-se menos sobrecarregado.

  1. Considere uma terapia cognitivo-comportamental

Milhões de pessoas utilizam a terapia cognitivo-comportamental para enfrentar os desafios das suas vidas, incluíndo pessoas que estão a lidar com a diabetes. É uma técnica simples que o encoraja a:

  • Aperceber-se dos pensamentos (geralmente negativos) que lhe passam pela cabeça.
  • Desagiar esses pensamentos.
  • Desenvolver uma maneira mais equilibrada de pensar .

Por exemplo, esta terapia pode ajudá-lo a mudar a sua visão de que “nada pode fazer relativamente à sua condição” para um modo de pensar mais positivo. Por mais simples que pareça, este processo guiado pode ter um impacto muito positivo no seu humor e, consequentemente, nas suas ações. Existem muitos livros excelentes sobre terapia cognitivo-comportamental, bem como guias online.

  1. Relembre-se deste facto

Pode viver uma vida longa e saudável com a diabetes. Poderá ter de fazer algumas pequenas adaptações à sua rotina diária, mas isso não o impede de viver a sua vida ao máximo e a fazer as coisas que gosta. Quando tiver pensamentos mais negativos, lembre-se disto.

Artigo postado originalmente no site: www.accu-chek.co.uk

As visões expressas no blogue Accu-Chek não são necessariamente as mesmas da Roche Diabetes Care ou dos nossos editores. Este conteudo serve apenas o propósito de difundir informação geral. Deverá sempre obter aconselhamento profissional ou especializado antes de tomar ou abster-se de qualquer ação com base no conteúdo.