Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Mude uma coisa, Melhore a sua vida

Existem muitas coisas que cada um gostaria de mudar na sua vida, mas pensar em todas elas ao mesmo tempo pode ser aterrador. Em vez disso, escolha uma coisa por agora. Alterar qualquer uma dessas coisas pode ter um impato tremendo na sua vida com diabetes - quer na sua saúde física quer no seu bem-estar emocional.

Dê importância ao teste

Para as pessoas com diabetes, fazer o teste regularmente é a chave para o controlo da sua saúde. Testes frequentes fornecem-lhe informação suficiente para tomar decisões informadas sobre a sua medicação, dieta e programa de exercícios físicos. Os resultados dos seus testes mostram-lhe o resultado que a sua dieta e a sua actividade física têm na sua glicemia.

Os resultados dos seus testes serão a base da conversa que irá ter com o seu prestador de cuidados de saúde sobre o estabelecimento dos seus objectivos, estes resultados irão igualmente mostrar se está ou não a cumpri-los. Caso o seu médico o tenha ensinado, também o ajudará a ajustar a sua própria medicação oral ou a sua dose de insulina. Com o passar do tempo, à medida que fica mais perto de alcançar os seus objectivos irá sentir-se cada vez melhor e diminuirá o seu risco de complicações futuras relacionadas com a diabetes.1

Aprenda a contar os hidratos de carbono

A contagem de hidratos de carbono (amidos e açúcares simples) que ingere tem um impacto significativo no seu nível de glicemia. A contagem a cada refeição permite-lhe combinar os hidratos de carbono que comeu ou bebeu com a dose de insulina que vai precisar. Mesmo que não esteja a tomar insulina, é um método fortíssimo para controlar a sua glicemia de modo diário.

Algumas das vantagens da contagem de hidratos de carbono incluem os seguintes pontos4

  • Destaca quais os alimentos com mais impacto na sua saúde.
  • Permite-lhe disfrutar de qualquer tipo de comida combinando com a dose apropriada de insulina.
  • Dá-lhe controlo sobre as suas doses de insulina.
  • Acima de tudo, a sua saúde e a sua qualidade de vida melhoram quando ingere a quantidade adequada de hidratos de carbono.

Mexa-se mais

Manter-se activo é uma das pedras angulares no controlo da sua diabetes, sendo a lista de benefícios longa. A actividade física pode:5

  • Melhorar a sua sensibilidade à insulina e à utilização da glicose
  • Diminuir a circulação dos níveis de insulina durante a actividade
  • Diminuir a glicose produzida pelo fígado
  • Diminuir o seu colesterol, tensão arterial e reduzir o stress
  • Melhorar a sua saúde cardiovascular e qualidade do sono
  • Reduzir a obesidade, dores nas articulações e doença arterial coronária
  • Prevenir a osteoporose e atrasar o aparecimento de demência 
  • Aumentar a energia, qualidade de vida e a auto-estima

Fale com o seu médico ou farmacêutico sobre qual a actividade mais apropriada para si e mexa-se, pelo menos, uma vez por dia.

Seja paciente consigo

Nem todos os dias vão ser perfeitos. De facto, você pode comer e fazer exercício exatamente na mesma medida em 2 dias diferentes e os resultados dos testes de glicemia serem muito diferentes nesses dias. Seja paciente consigo, procure adaptar-se a quaisquer alterações da sua rotina e avance sempre no seu caminho mesmo sabendo que vai encontrar obstáculos no controlo da sua diabetes.

É importante que não compare a sua diabetes com a de outras pessoas. Todos têm um historial de diagnóstico único. As pessoas reagem de maneira diferente ao exercício. Podem existir outras questões que afectem o seu plano de controlo, como a sensibilidade ao glúten ou problemas de coração. Não tem qualquer lógica comparar a sua vida à de outra pessoa com diabetes. Procure o que é mais apropriado para si e continue a aprender.

O que acontece quando você…

  • Fizer o teste regularmente? Tem um conhecimento mais alargado em como controlar a sua diabetes.
  • Deixar de fumar? Dentro de um ano o seu risco de sofrer de alguma doença de coração desce para 50%.
  • Contar hidratos de carbono? Tem mais flexibilidade para o que come
  • Faz mais exercício? Pode, de facto, melhorar a sensibilidade do seu corpo à insulina e ao uso da glucose.

1 International Diabetes Federation. Diabetes education module 1.2, 2011: Self Management Education. Disponível me: http://www.idf.org/education/resources/modules-2011/download Consultado a 30 de Junho de 2015.

2 Centers for Disease Control. How to Quit.Disponível em: https://www.cdc.gov/tobacco/quit_smoking/how_to_quit Consultado a 30 de Junho de 2015.

3 Healthline. What Happens When You Quit Smoking? Disponível em: http://www.healthline.com/health-slideshow/quit-smoking-timeline.  Consultado a 30 de Junho de 2015.

4 International Diabetes Federation. Diabetes education module 2.2c, 2011: Nutrition Part 3 Education.  Disponível em: http://www.idf.org/education/resources/modules-2011/download  Consultado a 30 de Junho de 2015.

5 International Diabetes Federation. Diabetes education module 2.3, 2011: Physical activity.  Disponível em: http://www.idf.org/education/resources/modules-2011/download  Consultado a 30 de Junho de 2015.