Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

A verdade sobre os hidratos de carbono e a diabetes

Os alimentos não precisam de ser doces ou adocicados para fazer aumentar o seu nível de açúcar no sangue.

Tudo o que contenha hidratos de carbono irá afectar a sua glicose, sejam batatas, massa, pão ou doces regionais.1

É claro que diferentes alimentos afetam-no de diferentes maneiras. Porquê?

Comer proteínas, gorduras ou fibras juntamente com os seus hidratos de carbono pode abrandar a absorção de hidratos de carbono pelo seu corpo. É essa a razão pela qual a fibra extra em alimentos integrais pode ajudá-lo a evitar picos na glicose do seu sangue. E mais, também ajuda comer hidratos de carbono como parte de uma grande refeição que inclua gordura e proteína.2

Quais os alimentos que não contêm hidratos de carbono? Vegetais, carne, peixe, tofu, queijos, ovos, nozes e gorduras.3 Para ter a certeza que conta de modo preciso todos os hidratos de carbono, experimente um calculador online ou uma app.

Certamente existem razões para limitar alimentos com açúcar em favor de outros tipos de hidratos de carbono. Por exemplo, sente-se muito mais satisfeito depois de comer uma batata pequena do que uma colher de compota – e está a ingerir fibra, vitamina C e o potássio que o seu corpo precisa.

Aproximadamente 10 gramas de hidratos de carbono2,3,4,5

1 fatia de pão

15 g de massa ou couscous (peso cru)

15 g de arroz (peso cru)

20 g de lentilhas/leguminosas secas

50 g de batata cozida

200 g de melão

50 g de uva

200 ml de leite

2 iogurtes naturais

 

1International Diabetes Federation. Diabetes education modules 2011: nutrition part 2: recommendations. Disponível em: http://www.idf.org/education/resources/modules-2011/download. Consultado a 2 de Julho de 2015.

2International Diabetes Federation. Diabetes education modules 2011: nutrition part 3: education. Disponível em: http://www.idf.org/education/resources/modules-2011/download. Consultado a 2 de Julho de 2015.

3Queensland Health. Understanding the carbohydrate portion. Disponível em: https://www.health.qld.gov.au/nutrition/resources/diab_chocount15g.pdf. Consultado a 2 de Julho de 2015.

4Jansà M, Vidal M. Planes de alimentación por raciones de 10gr de hidratos de carbono y su adaptación a medidas de referencia, según método Clínic. Actividad dietética. 2004; 22:20-28.

5Vidal M, Jansà M. Entrenamiento del paciente y de la familia en el cálculo de raciones de hidratos de carbono. Av Diabetol. 2006; 22(4):262-268.