Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Conselhos para testar a sua glicemia mais facilmente

Para as pessoas com diabetes, o conhecimento obtido através de testes regulares é a chave para manter a sua saúde controlada. Ajuda-o a tomar decisões informadas sobre medicação, alimentação e exercício. Ajuda-o a lidar com as exigências diárias de viver com diabetes, fazendo-o sentir bem e diminuindo o risco de futuras complicações relacionadas com a diabetes.1 Seguem-se alguns conselhos para obter os melhores resultados possíveis.

Um guia: quando testar os níveis de glicemia

Os horários normais de teste da sua glicemia incluem:2

  • Antes do pequeno-almoço (em jejum)
  • Antes do almoço/jantar
  • Duas horas depois de uma refeição
  • Antes de se deitar
  • Antes e depois de exercício rigoroso
  • Quando não se sente bem

Outro tipo de situações podem também exigir um teste de glicemia:

  • Mudança da sua rotina enquanto viaja
  • Alterar ou ajustar a sua insulina ou medicação
  • Quando tem sintomas de glicemia alta ou baixa
  • Quando está grávida ou a tentar engravidar
  • Antes e depois de procedimentos cirúrgicos
  • Depois de procedimentos dentários
  • Doença
  • Períodos de stress
  • Períodos pré-menstruais

O melhor sítio para fazer o teste

Lave e seque as mãos antes de fazer o teste no seu dedo. Alterne os dedos e os lados para que não se desenvolvam calos que dificultem a obtenção de uma boa amostra de sangue. 

Medo de agulhas?

A visão de uma agulha deixa-o ansioso, nauseado ou provoca-lhe desmaios? Não é o único. Infelizmente, o nervosismo causado por esta fobia pode interferir com a sua saúde e os seus medos podem levá-lo a evitar os tratamentos e os testes regulares de sangue. Como evitar a medicação não é opção, seguem-se alguns conselhos para o deixar mais à vontade com agulhas.

  • Peça ao seu médico ou farmacêutico para lhe mostrar a maneira mais rápida e menos dolorosa para picar o seu dedo.
  • Use um sistema de lancetas. As agulhas são especialmente finas e foram concebidas para uma picada mais fácil. 
  • Use uma lanceta nova a cada teste. A ponta de uma agulha usada pode estar amolgada ou dobrada devido ao repetido uso.
  • Os usuários de bombas de insulina só têm que mudar a infusão a cada 2 ou 3 dias e podem massajar o local da injecção com gelo.
  • Se o seu sangue estiver a ser recolhido por um especialista é importante que o alerte caso no passado tenham tido problemas em encontrar a sua veia.

Tenha cuidado com os seus testes de tiras.

Apesar das tiras de testes Accu-Chek serem fáceis de manusear, é necessário ter algum cuidado para obter um resultado preciso. Certifique-se que as guarda à temperatura ambiente (nem muito quente, nem muito frio) dentro do recipiente original. A tampa do recipiente deve estar bem fechada para que a humidade não danifique as tiras. As tiras também têm um prazo de validade. O recipiente que contém as tiras indicará o prazo de validade.

Descubra o que funciona e o que não funciona.

Os resultados dos seus testes são muito altos ou muito baixos e mesmo assim sente-se bem? Ou os seus testes estão dentro dos limites, mas não se sente bem? Não ignore os resultados. Lave as suas mãos, faça de novo o teste e, antes de tomar alguma decisão, verifique se obtém os mesmos valores.

Durante os dias e semanas que se seguem, compare os seus resultados com os registados anteriormente. Tenha em atenção se esteve doente, embriagado, se teve alguma situação que o tenha deixado nervoso, se praticou desporto, ou alguma coisa semelhante uma vez que estas situações afectam a sua glicemia.3

Os produtos Accu-Chek oferecem várias ferramentas simples de gestão da diabetes, assim como ferramentas em papel, que o ajudam a compreender os seus resultados dos testes de glicemia. Ambos podem ajudar o seu prestador de cuidados de saúde e a si a identificar os padrões de como fatores como o stress, a alimentação ou o desporto podem influenciar os seus resultados. Leve estes fatos até ao seu prestador de cuidados de saúde e tenha a certeza que está a fazer o teste e o tratamento de modo correto.

Porque é que fazer o teste é importante?

  1. Pode fazer escolhas mais corretas sobre a sua alimentação e o exercício físico
  2. Torna-se mais fácil de lidar com as exigências diárias da diabetes
  3. Sente-se, de modo geral, mais saudável, e com um maior controlo
  4. Com um maior controlo, diminui o seu risco de complicações futuras relacionadas com a diabetes

1 International Diabetes Federation. Diabetes education module 1.2, 2011: Self Management Education. Disponível em: http://www.idf.org/education/resources/modules-2011/download Consultado a 30 de Junho 2015.

2 Diabetes Australia. Blood Glucose Monitoring.  Disponível em : http://www.diabetesaustralia.com.au/Living-with-Diabetes/Type-1-Diabetes/Managing-Type-1-Diabetes/Blood-Glucose-Monitoring  Consultado a 30 de Junho 2015.

3 Diabetes UK. What Affects Blood Sugar Levels.  Disponível em : http://www.diabetes.co.uk/blood-glucose/what-affects-blood-glucose-levels.html   Consultado a 30 de Junho 2015.