O que é uma monitorização estruturada da glicemia?
A monitorização estruturada suporta a sua rotina de tratamento diária, gerando dados mais concretos e direcionados sobre os quais pode atuar. Este método poderá ajudá-lo a determinar uma melhor abordagem terapêutica, permitindo-o entender como é que as suas atividades do dia-a-dia afectam a sua glicemia e o que pode fazer para se manter dentro do seu intervalo-alvo.
Uma monitorização estruturada passa por realizar testes de glicemia capilar adicionais durante um certo período de tempo em horários específicos do dia.
A informação que obtém a partir esta monitorização estruturada podem ajudá-lo a:
- Optimizar a forma como atua face aos seus valores de glicemia.
- Perceber como certas atividades podem afetar a sua glicemia.
- Entender e resolver os problemas que levam a hipoglicemias e hiperglicemias.
- Identificar padrões de glicemia.
- Trabalhar de forma mais exata com a sua equipa de profissionais de saúde de modo a que em conjunto consigam fazer melhores ajustes à sua terapia ou noutras áreas da gestão da diabetes.
Existem diferentes formas de fazer uma monitorização estruturada. O método que deverá adoptar irá depender dos seus objetivos.
Gestão de Padrões
Se a sua HbA1c continua a subir ou não se sente tão bem com o seu tratamento quanto gostaria experimente fazer uma monitorização intensiva durante 3 dias com recurso a um livro de registos ou uma app para a gestão da diabetes.
Esta metodologia consiste em:
- Registar os seus valores de glicemia no momento antes e duas horas após o pequeno almoço, almoço e jantar.
- Estimar o tamanho das suas refeições e os seus níveis de energia.
- Registar a sua glicemia antes de dormir.
Através desta metodologia o o seu profissional de saúde poderá identificar rapidamente padrões que poderão contribuir para que sejam feitos os ajustes necessários ao seu plano de tratamento. Como resultado poderá sentir-se melhor e inclusivamente baixar a sua HbA1c.
Teste em Pares
Pode ainda experimentar a metodologia do teste em pares. Esta ferramenta poderá ser um facilitador para entender os padrões da sua glicemia antes e depois de certas ocasiões. Em 7 dias conseguirá observar o efeito de uma refeição em específico, exercício ou outros eventos na sua glicemia.
No geral, uma medição estruturada poderá ajudá-lo a organizar os seus valores de glicemia de monitoriforma a que certos padrões se tornem mais evidentes. A partir destas informações que recolher a sua equipa de profissionais poderá fazer os ajustes necessários à sua rotina e terapia.
Referências
1. Polonsky WH, et al. Structured self-monitoring of blood glucose significantly reduces A1C levels in poorly controlled, noninsulin-treated type 2 diabetes: results from the Structured Testing Program study. Diabetes Care. 2011;34(2):262-267.
Artigo postado originalmente no site: www.accu-chek.co.uk
As visões expressas no blogue