Solução de MCG Accu-Chek® SmartGuide

Qual é a diferença entre a Monitorização contínua da glicose (MCG) e a Monitorização da glicemia capilar?

Embora a monitorização da glicemia capilar (picada no dedo) e a MCG (Monitorização contínua da glicose) forneçam informações sobre os seus valores de glicose, existem algumas diferenças importantes:

Frequência de medição
A frequência de obtenção de valores de glicose é diferente entre a utilização de uma de uma medição da glicemia capilar e uma MCG. Ao utilizar uma monitorização através de medição de glicemia capilar, pode avaliar os seus valores de glicemia várias vezes por dia, normalmente antes das refeições e à hora de dormir, em função do seu tipo de diabetes e medicação.

Com a MCG, o seu valor de glicose é medido continuamente. Os valores de glicose medidos pelo sensor aplicado no seu braço são transmitidos a cada 5 minutos e combinados para criar uma curva da glicose. Obtém uma perspetiva completa dos seus valores de glicose durante o tempo que tiver o sensor colocado.

Medição dos valores de glicose no sangue vs. líquido intersticial
A medição da glicemia capilar e a MCG também diferem no local onde os valores de glicose são medidos.
A medição da glicemia capilar mede o valor de glicose no sangue capilar retirado na ponta dos dedos (ou por vezes noutros locais, como a palma da mão). O sensor da solução de MCG é colocado na pele, mais especificamente, na camada de gordura por baixo da pele (tecido adiposo subcutâneo). Neste caso, o seu valor de glicose é medido no líquido existente entre as células (líquido intersticial e não no sangue).