Quando o sensor Accu-Chek® SmartGuide é inicialmente inserido no corpo, é necessário que este se adapte e durante este tempo não transmite quaisquer dados de glicose fiáveis até que esta fase esteja concluída. Este período é conhecido como tempo de aquecimento e tem a duração de 60 minutos, após os quais o sensor fornecerá um valor de glicose atualizado de 5 em 5 minutos.
O sensor também utiliza uma calibração para poder fornecer as leituras mais exatas possíveis. Um sensor não calibrado ficará no Modo de tendência, em que as tendências e os valores da MCG (monitorização contínua de glicose) podem ser visualizados, mas os mesmos não devem ser utilizados como base para decisões terapêuticas. Por outro lado, um sensor calibrado estará no Modo de terapia, permitindo-lhe utilizar todas as tendências e os valores apresentados para tomar decisões (p. ex. para doseamento da insulina).

Por estas razões, é altamente recomendado que o sensor seja calibrado sempre que a aplicação o solicitar. Para calibrar o sensor, introduza o seu valor atual de glicose dado pelo seu aparelho de medição de glicose capilar no menu correspondente da aplicação SmartGuide, mas certifique-se de que calibra durante um período com valores de glicose relativamente estáveis. Evite efetuar a calibração nas seguintes situações:
- Pouco tempo depois de uma refeição;
- Após uma administração de insulina;
- Após atividade física;
- Em ambientes com muita luz solar;
- Em ambientes com temperaturas extremas ou que se alteram rapidamente.
Siga os seguintes passos para calibrar o sensor Accu-Chek® SmartGuide:
1. Para poder calibrar o sensor, este deve ser aplicado na sua pele e em seguida ser emparelhado com a aplicação Accu-Chek® SmartGuide. Para mais informações sobre estas etapas preliminares, leia “Como inserir o seu sensor Accu-Chek® SmartGuide” e “Como emparelhar o seu sensor Accu-Chek® SmartGuide com a aplicação SmartGuide”.
2. Quando o sensor estiver emparelhado com sucesso com a aplicação Accu-Chek® SmartGuide, passará por um tempo de aquecimento de 60 minutos (indicado pela mensagem “Sensor a aquecer” no ecrã inicial). Durante este período, é importante ter disponível outros métodos de medição da glicose.

3. Depois de concluído o período de aquecimento, os valores de glicose irão aparecer. 12h depois será solicitada a calibração. Quando aparecer esta solicitação, toque no botão azul Calibrar agora, para iniciar o processo.

4. Efetue uma medição de glicose utilizando o seu aparelho de medição da glicemia, uma vez que o respetivo valor é necessário para calibrar o sensor. A leitura deve situar-se entre 40 e 400 mg/dL e deve introduzi-la na aplicação no máximo até 3 minutos após o momento de medição.

5. Introduza o valor de glicose do seu teste, de acordo com as instruções, e toque em Guardar.

6. Certifique-se de que o valor introduzido está correto, porque não poderá ser alterado mais tarde. Além disso, a confirmação de um valor de calibração incorreto compromete a exatidão geral do sensor, e o sensor terá de ser substituído por um novo. Por este motivo, se notar nesta altura que foi introduzido um valor incorreto, toque em Cancelar para voltar ao ecrã anterior. Se o valor estiver correto, toque em Confirmar para prosseguir com este valor.
Se a tentativa de calibração não for bem sucedida, aguarde 15 minutos antes de fazer um novo teste no seu aparelho de medição para tentar novamente. Consulte o Manual de utilização a partir do Menu para a resolução de possíveis problemas.

7. A partir desta altura, pode utilizar o valor de glicose do seu sensor para tomar decisões terapêuticas até ser solicitado o segundo passo da calibração.

8. A calibração é muito importante para utilizar os valores de glicose em decisões terapêuticas. Complete os 2 passos:
a. O primeiro pedido de calibração aparece 12 horas após a aplicação do sensor no corpo.
b. O segundo pedido de calibração aparece entre 30 minutos e 3 horas após a calibração inicial.
Sempre que aparecer no ecrã "Calibrar o sensor agora" ou no ecrã "Calibração necessária", prepare-se para um teste de calibração assim que lhe for conveniente e toque em Calibrar agora para iniciar o processo quando estiver pronto. Tenha em atenção que quando uma calibração é ignorada e feita fora da janela de tempo especificada, os tempos de calibração seguintes serão alterados em conformidade.

Se não calibrar o sensor Accu-Chek® SmartGuide no prazo de 3 horas após ter recebido a mensagem Calibrar o sensor agora, para sua proteção, a aplicação passa automaticamente para o Modo de tendência. Não se recomenda a utilização dos valores indicados durante o Modo de tendência para decisões terapêuticas, até o sensor ser calibrado.
Lembre-se de que valores de calibração incorretos não podem ser eliminados depois de serem confirmados na aplicação Accu-Chek® SmartGuide e que o desempenho geral do sistema não pode ser garantido com valores de calibração incorretos. Caso aconteça, deve remover o sensor do corpo, substituí-lo por um novo e executar novamente todos os passos necessários para a ativação e calibração.