Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Preparar-se para a gravidez — boas razões para começar hoje

Vamos pensar no futuro. Imagine-se sentado numa cadeira de embalar a brincar com dez dedinhos pequeninos. É essa a imagem que deve ter em mente cada vez que fizer o teste da glicemia, cada vez que vai ao médico ou cada vez que diz não a um copo de vinho. E tudo isso vale a pena.

Ainda não está preparada para a maternidade? Veja o que pode fazer agora.

Existem várias coisas que pode fazer para se preparar para a gravidez antes de estar pronta para conceber.

  • Leia sobre o assunto — mas não em demasia. Quando percebe os riscos envolvidos, pode tomar medidas que ajude a reduzi-los. Mantenha-se confiante, sabendo que existem muitas mulheres com diabetes que têm uma gravidez feliz e saudável.
  • Procure um bom médico. Procure um obstetra/especialista que já tenha acompanhado outras mulheres com diabetes. Vão ficar muito próximos durante a sua gravidez, por isso tenha a certeza que é alguém com quem se sente confortável.
  • Questione sobre os seus objetivos.
  • Controle o açúcar no seu sangue. Manter os seus valores dentro do limite é extremamente importante para uma gravidez saudável – mesmo antes de conceber.1

Porquê começar mais cedo? Nunca se sabe.

Quando estiver grávida, vai receber mais conselhos, do seu médico, da sua família, de amigos e de estranhos, do que aqueles que vai conseguir seguir.

1Diabetes UK. Pregnancy and diabetes. Disponível em: https://www.diabetes.org.uk/Guide-to-diabetes/Living_with_diabetes/Pregnancy/. Consultado a 30 de Junho de 2015.