Lista de Perguntas Frequentes
Onde posso adquirir o dispositivo de punção Accu-Chek FastClix?
O dispositivo de punção e os tambores de lancetas estão disponíveis em muitas farmácias de venda a retalho e online. Para mais informações, queira consultar a lista de revendedores no seu país.
Que outros tambores ou lancetas são compatíveis para utilização com o dispositivo de punção Accu-Chek FastClix?
Devido ao seu mecanismo de tambor exclusivo, apenas o tambor de lancetas Accu-Chek FastClix pode ser utilizado com o dispositivo de punção Accu-Chek FastClix.
Posso utilizar uma lanceta mais do que uma vez?
As lancetas destinam-se apenas a uso único por motivos de higiene, e porque a agulha acaba por ficar romba com o uso repetido. Consequentemente, deve utilizar uma lanceta estéril de cada vez que efetuar um teste.
Quais as partes do medidor que devem ser limpas e desinfetadas?
Certifique-se de limpar as áreas em redor das ranhuras e aberturas, tendo o cuidado de não permitir a entrada de humidade nas mesmas. Também deve limpar toda a superfície do medidor, incluindo o visor.
Quando as baterias são removidas do medidor, a data, a hora ou a memória perdem-se?
Não. Todos os resultados de testes, informações do diário e definições são guardados na memória do medidor quando as baterias são substituídas.
Quanto tempo duram as baterias no medidor?
As baterias devem durar para aproximadamente 2000 testes. Podem ser utilizadas baterias recarregáveis, mas poderão durar menos tempo.
Qual o tipo de baterias utilizadas?
O medidor utiliza 3 baterias AAA standard, de preferência alcalinas. Também podem ser utilizadas baterias recarregáveis.
Posso voltar a selecionar uma lanceta usada?
Não, por motivos de higiene e segurança não é possível rodar o tambor de lancetas para trás para aproveitar uma lanceta já usada.
Posso utilizar uma tira-teste expirada?
Não. Verifique o prazo de validade indicado no recipiente de tiras-teste. Não utilize tiras-teste que estejam fora do prazo de validade.
É possível reutilizar uma cassete com testes por realizar que tenha sido removida do sistema Accu-Chek Mobile?
É possível reinserir a cassete no medidor se a cassete de testes contiver testes por utilizar e ainda não tiver expirado. O medidor reconhece a cassete, o número de testes disponíveis e a validade.
O que acontece se eu utilizar um tambor expirado?
A utilização de uma lanceta (tambor) expirada pode causar uma infeção no local de punção, uma vez que a esterilidade da lanceta poderá estar comprometida. Garantimos 4 anos de esterilidade, pelo que terá muito tempo para utilizar as suas lancetas.
Como elimino o tambor utilizado com segurança?
O tambor pode ser eliminado no lixo doméstico. Lembre-se de verificar os regulamentos locais, uma vez que estes podem variar consoante o país.
Qual é o prazo de validade da cassete de testes?
A validade da cassete de testes depende do período de validade e da data de validade.
Período de validade: Um período de 90 dias, durante o qual a cassete de testes deve ser utilizada após a remoção da cobertura do recipiente de plástico. O período de validade, em dias, está impresso na caixa e no folheto informativo da cassete de testes.
Data de validade: A data até à qual uma cassete de testes armazenada no recipiente de plástico selado é válida. A data de validade é indicada na caixa da cassete de testes e no recipiente de plástico selado.
O resultado de medição é afetado pela altitude?
O resultado do teste é independente da altitude até 4000 metros.
Posso utilizar o dispositivo Accu-Chek Smart Pix num Mac?
Não. Este sistema requer os sistemas operativos Windows® 2000, Windows XP, Windows Vista® ou Windows 7 ou 8.
Posso utilizar uma tira-teste de outro sistema Accu-Chek no medidor de glicemia Accu-Chek Aviva?
Não. Os medidores de glicemia Accu-Chek Aviva foram concebidos exclusivamente para utilização com as tiras-teste Accu-Chek Aviva.
Qual é o software que pode ser utilizado com o monitor de glicemia Accu-Chek?
O medidor é compatível com todas as ferramentas de gestão de dados Accu-Chek, incluindo o sistema de gestão da diabetes Accu-Chek 360o.
Posso eliminar os resultados armazenados?
Com os novos medidores de glicemia Accu-Chek Aviva, não é necessário eliminar os resultados armazenados. Quando a memória contiver 500 resultados de glicemia (glicose no sangue), a adição de um novo resultado fará com que o resultado mais antigo seja eliminado.
O medidor informa o utilizador se uma tira-teste estiver expirada?
Não, o medidor já não apresenta uma mensagem automática de aviso sobre a aproximação do prazo de validade do frasco de tiras-teste, nem o irá bloquear quando estas estiverem expiradas.
Como é que os meus testes com o medidor devem ser comparados com os resultados de laboratório?
Uma vez que o seu monitor e os testes de laboratório não medem a mesma coisa, é provável que esses números variem. Regras geral, os testes de laboratório testam plasma, enquanto que o medidor usa sangue total. Consequentemente, mesmo que ambos os testes sejam efetuados exatamente à mesma hora, é provável que o medidor apresente um número inferior ao dos resultados de laboratório. Isso é perfeitamente aceitável, e o seu médico irá ter isso em conta.
Quando é que o medidor e o dispositivo de punção devem ser limpos e desinfetados?
Limpe e desinfete o medidor uma vez por semana, ou sempre que o medidor fique sujo de sangue. Também deve limpar o medidor antes de este ser manuseado por outra pessoa.
Qual é a diferença entre os dispositivos de punção Accu-Chek FastClix e Accu-Chek Multiclix?
As melhorias principais do dispositivo de punção Accu-Chek FastClix em comparação com o dispositivo de punção Accu-Chek Multiclix são:
1 clique: Prepare e acione num único passo, premindo o botão de punção apenas uma vez
Mudança intuitiva de lanceta, fazendo deslizar a patilha para a frente e para trás
Definição fácil da profundidade de penetração, rodando a tampa localizada na extremidade do dispositivo de punção
Mais pequeno do que o dispositivo de punção Accu-Chek Multiclix, para uma maior comodidade
Por que motivo a estabilidade da cassete é reduzida após a inserção no medidor?
Todas as zonas de teste reativas são sensíveis à humidade. A cassete de testes é fornecida numa embalagem principal que contém um desidratante que protege as zonas reativas durante 18 meses (vida útil) da humidade, com início no processo de codificação na produção da Roche Diabetes Care. Um desidratante é também integrado no corpo da cassete, providenciando uma estabilidade de 90 dias. Depois da abertura da embalagem principal, o período de estabilidade é de 90 dias. Quando a cassete é inserida no medidor, este controla a estabilidade restante.
O medidor Accu-Chek Mobile emite um alerta quando os testes estão expirados?
O medidor Accu-Chek Mobile verifica a validade da cassete de testes. Se alguma das duas datas (período de validade ou data de validade) tiver sido ultrapassada, não será possível realizar mais testes com esta cassete de testes. Se iniciar um teste e a validade da cassete estiver prestes a expirar, ou se já tiver expirado, o medidor informá-lo-á do mesmo. A primeira notificação é apresentada 10 dias antes de expirar a validade da cassete, e as notificações seguintes aparecem 5, 2 e 1 dia(s) antes de expirar a validade. Se a validade da cassete de testes tiver expirado, é apresentada uma mensagem a informar o utilizador sobre a expiração da validade da cassete e a solicitar que seja inserida uma nova cassete
O dispositivo de punção Accu-Chek Safe-T-Pro Uno pode ser utilizado em crianças e recém-nascidos?
Sim. É adequado para utilização em crianças com menos de 1 ano de idade e recém-nascidos.
Como posso descarregar as atualizações do dispositivo Accu-Chek Smart Pix?
Quando houver atualizações disponíveis, poderá descarregá-las a partir da página do Accu-Chek Smart Pix no nosso website. Estarão incluídas também instruções de atualização.
O dispositivo Accu-Chek Smart Pix é compatível com todos os medidores e bombas de insulina Accu-Chek?
O dispositivo Accu-Chek Smart Pix é compatível com todos os medidores e bombas Accu-Chek que oferecem a funcionalidade de transferência de dados por infravermelhos (IV).
Windows, Windows Vista e Internet Explorer são marcas comerciais registadas da Microsoft Corporation. Firefox é uma marca comercial registada da The Mozilla Foundation. Chrome é uma marca comercial registada da Google, Inc.
Qual o tipo de bateria utilizada?
O medidor utiliza uma bateria de lítio de 3 volts de célula tipo moeda (CR 2032) que se vende em muitas lojas.
Onde posso obter mais informações sobre o significado de um código de erro ou de uma mensagem de ecrã?
Visite a página de mensagens de ecrã do seu medidor para ver uma lista de mensagens e explicações, ou faça o download do Manual do Utilizador correspondente ao seu medidor.
Como é que a Roche garante que o medidor de glicemia Accu-Chek Aviva Expert fornece resultados precisos?
A Roche envida todos os esforços para fornecer produtos seguros, precisos e fiáveis.
Para cada lote de tiras-teste Accu-Chek, contendo milhões de tiras, um em cada 100 frascos é testado para verificar a consistência do desempenho.
Os frascos que representam o lote total são testados uma segunda vez, alguns em ambiente de laboratório e outros com sangue de pessoas com diabetes, de maneira a refletir um ambiente real.
Como consequência do nosso processo de garantia de qualidade, não comercializamos as tiras-teste afetadas quando alguma das amostras apresenta uma leitura fora dos limites aceitáveis.
Como é que as minhas verificações com o medidor se comparam com os resultados de laboratório?
Uma vez que o seu medidor e os testes de laboratório não medem a mesma coisa, é provável que esses números variem. Regras geral, os testes de laboratório testam plasma, enquanto que o medidor usa sangue total. Consequentemente, mesmo que ambos os testes sejam efetuados exatamente à mesma hora, é provável que o medidor apresente um número inferior ao dos resultados de laboratório. Isto é perfeitamente aceitável, e o seu médico irá ter isso em conta.
Posso reutilizar o tambor?
Não, tal não é possível por motivos de higiene e segurança. Um tambor usado é facilmente identificado pela risca vermelha.
As baterias podem ser substituídas se uma cassete com testes por utilizar ainda estiver inserida no medidor?
É possível substituir as baterias com uma cassete inserida.
A data e a hora são guardadas quando as baterias são substituídas?
Os resultados e definições mantêm-se guardados no medidor quando as baterias são substituídas ou se o medidor for armazenado sem baterias.
Os valores dos testes de controlo permanecem na memória do medidor?
Os valores dos testes de controlo não são guardados na memória acessível pelo utilizador. No entanto, são guardados na memória descarregável.
Como configuro ou altero a data e a hora no medidor?
Veja este pequeno vídeo para saber como é fácil definir a data e a hora.
O medidor é fornecido com as baterias instaladas e uma data e hora predefinidas. Poderá precisar de alterar a hora para corresponder ao seu fuso horário, ou, caso habite num estado que observa o horário de verão, para refletir a alteração da hora.
Para alterar estas definições:
Prima e liberte o botão de Ligar/Desligar para ligar o medidor. É apresentado o símbolo de tira-teste a piscar. NOTA: se é a primeira vez que liga o medidor, este entrará automaticamente no modo de configuração, com "Configuração" e a hora a piscar no visor. Avance para o Passo 3 para alterar a hora ou, se a data e a hora estiverem corretas, prima continuamente o botão de Ligar/Desligar para sair do modo de configuração.
Para entrar no modo de configuração, prima o botão de Ligar/Desligar durante aproximadamente 4 segundos. A indicação “Configuração” e a hora piscam no visor.
Prima e liberte as setas para aumentar ou diminuir a hora. Prima continuamente as setas para percorrer os valores mais rapidamente.
Prima e liberte o botão de Ligar/Desligar para definir a hora. Os minutos piscam.
Repita os passos 3 e 4 para definir os minutos, AM/PM, o mês, o dia e o ano. O campo a piscar é o campo que está a ser alterado.
Depois de definir a data e a hora corretas, prima continuamente o botão de Ligar/Desligar até aparecer o símbolo de tira-teste a piscar.
Como configuro ou altero a data e a hora no medidor?
O medidor é fornecido com as baterias instaladas e uma data e hora predefinidas. Poderá precisar de alterar a hora para corresponder ao seu fuso horário, ou, caso habite numa zona que observa o horário de verão, para refletir a alteração da hora.
Para alterar a hora:
No menu principal, selecione Definições e prima a tecla Enter.
Selecione Data/Hora e prima a tecla Enter.
Selecione o campo de introdução da hora e prima a tecla Enter.
Selecione a hora e prima a tecla Enter.
Selecione os minutos e prima a tecla Enter.
Se o formato da hora for 12 horas, selecione am ou pm e prima a tecla Enter.
Para guardar as alterações e voltar para o ecrã do menu de definições, selecione Guardar.
Para alterar a data, o processo é semelhante. Basta selecionar o campo de introdução da data no passo 3 e definir o dia, o mês e o ano.
Onde posso obter mais informações sobre um código de erro ou uma mensagem de ecrã?
O visor a cores do medidor apresenta instruções para resolver a maior parte dos problemas que poderão surgir. Também pode consultar o Guia Standard do Proprietário, fornecido com o medidor.
Porque é que a tampa AST do dispositivo de punção Accu-Chek FastClix não é completamente transparente?
Para obter uma amostra de sangue, a tampa AST é pressionada contra a pele no local puncionado. A parte inferior da tampa é transparente para permitir visualizar o local de punção ao pressionar a tampa contra o mesmo.
O dispositivo de punção Accu-Chek FastClix pode ser utilizado em mais do que uma pessoa?
Não. Destina-se a ser utilizado apenas por uma pessoa e não deve ser utilizado por vários utilizadores. Se outra pessoa utilizar o seu dispositivo de punção, aumenta o risco de infeção cruzada.
O dispositivo de punção Accu-Chek FastClix pode ser utilizado para obter uma amostra de sangue de animais de estimação?
Não. O dispositivo não foi concebido para ser utilizado em animais de estimação.
Qual é a maneira correta de armazenar os tambores?
Mantenha os tambores limpos e proteja-os de temperaturas extremas. Não armazene os tambores num automóvel quente ou no frigorífico.
É necessário limpar o sistema Accu-Chek Mobile?
Na eventualidade de o medidor se sujar devido a uso impróprio, poderá ser necessário limpá-lo (consulte o manual do utilizador). O modo de funcionamento do medidor com a cassete de testes significa que, em condições normais, o medidor não entra em contacto com o sangue ou a solução de controlo.
É possível reutilizar uma cassete com testes por realizar que tenha sido removida do sistema Accu-Chek Mobile?
É possível reinserir a cassete no medidor se a cassete de testes contiver testes por utilizar e ainda não tiver expirado. O medidor reconhece a cassete, o número de testes disponíveis e a validade.
Porque é que as baterias vêm inseridas quando o sistema de monitorização da glicemia Accu-Chek Mobile é fornecido?
O medidor Accu-Chek Mobile é fornecido com a data e a hora predefinidas de fábrica. A alimentação é assegurada por uma terceira bateria de célula tipo moeda integrada. Durante o armazenamento, uma película de proteção evita que as 2 baterias AAA percam energia e o sistema funciona com base na potência da célula.
Ao utilizar o medidor pela primeira vez, não é necessário inserir as baterias AAA; basta puxar para fora o elemento de proteção das baterias e as baterias AAA passam a assegurar a alimentação do aparelho.
Como ligo o dispositivo Accu-Chek Smart Pix ao meu computador?
O dispositivo é ligado a qualquer porta USB disponível. Basta ligá-lo e fica pronto a utilizar.
O dispositivo Accu-Chek Smart Pix pode guardar leituras no meu computador?
Embora seja possível visualizar os resultados no computador e enviar um relatório por e-mail, não poderá guardar as leituras nem manipular os dados, como com outras aplicações Accu-Chek.
Como substituo a bateria do medidor de glicemia Accu-Chek Aviva?
Certifique-se de que tem uma bateria de lítio de 3 volts nova, número CR2032, para inserir. Abra a tampa do compartimento da bateria na parte traseira do medidor, retire a bateria usada, aguarde pelo menos 20 segundos e prima qualquer botão do medidor. Insira a bateria nova, com o sinal de “+” virado para fora. Volte a colocar a tampa do compartimento da bateria. Prima o botão de Ligar/Desligar; o medidor emite um sinal sonoro. A indicação “Configuração” e a hora piscam no visor. Se a data e a hora estiverem corretas, prima o botão de Ligar/Desligar durante aproximadamente 4 segundos. Liberte o botão, e já está.
Quando a bateria é removida do medidor, a data, a hora ou a memória perdem-se?
O medidor inclui uma bateria interna adicional que retém a data e a hora até 72 horas. Deste modo, a bateria é substituída sem perda da memória.
Quais os tipos de médias disponíveis?
Existem 3 tipos de médias: geral, pré-prandial e pós-prandial. Para visualizar resultados e médias, prima e liberte as setas esquerda e direita para ver os resultados armazenados. O resultado de teste mais recente é apresentado no visor.
Prima a seta esquerda para visualizar resultados de testes anteriores, do mais recente para o mais antigo.
Prima a seta direita para visualizar médias gerais de 7, 14, 30 e 90 dias
Continue a premir a seta direita para visualizar médias pré-prandiais e pós-prandiais de 7, 14, 30 e 90 dias